Atualmente, está ocorrendo um crescimento nas ofertas de conta digital infantil, mas será que uma instituição tradicional como o Banco do Brasil disponibiliza uma conta nesse estilo?
O Guia do Investidor reuniu todos os dados disponíveis sobre o serviço da instituição financeira para que você saiba mais a respeito de tudo. Confira.
Índice de conteúdo
Conta infantil: o que é e pra quê serve?
Certamente, finanças pessoais se trata de um tema muito importante dentro da educação familiar. Afinal, quanto mais cedo a criança entender a importância de cuidar do próprio dinheiro, melhor será o seu desenvolvimento e autonomia nas finanças.
Pensando nisso, bancos, fintechs e outras instituições financeiras estão lançando serviços voltados para que crianças e adolescentes possam ter um primeiro contato com a gestão financeira.
Um conta infantil, nesse caso, é um serviço voltado para menores de idade, onde é possível contar com uma série de funcionalidades, como pagamentos, transferências e até investimentos, além do controle dos pais em relação as movimentações.
Com regulação pelo Banco Central (BC), esse tipo de conta exige a presença e documentação dos pais para abertura de conta, a menos que o menor de idade seja emancipado. Além disso, existem uma série de ferramentas para auxiliar na educação financeira dos usuários ou controle dos responsáveis.
Será que seu filho(a) precisa de uma?
O Banco do Brasil oferece uma conta infantil?
De forma direta, a resposta é sim. Chamado de Conta BB Jovem, o serviço tem o objetivo de oferecer serviços bancários para pessoas que ainda não entraram para a universidade e tem entre 12 e 21 anos incompletos.
Além disso, o BB também oferece uma conta universitária, que está disponível para pessoas com idade entre 16 a 28 ano matriculadas em alguma instituição do ensino superior. Nesse caso, aliás, o processo pode ser feito de forma 100% online.
O que a Conta BB Jovem oferece?
A princípio, as contas disponíveis pelo Banco do Brasil para menores de idade não tem diferenças específicas em relação a uma conta-corrente padrão. Por isso, alguns dos serviços disponíveis que o cliente pode contar são os seguintes:
- Conta Corrente
- Pagamentos e Transferências via TED, QR Code ou Pix
- Cartão Ourocard (Débito)
- Saques e Depósitos gratuitos nos Caixas Eletrônicos (Até 4 por mês)
- Mesada Programada
Vantagens
- Abertura e manutenção gratuitas
- Transferências gratuitas
- Cartão de débito
- Não exige que o responsável tenha uma conta no banco para o processo de abertura
- Possui ferramenta de mesada programada
Desvantagens
- Área para acessar a plataforma de investimentos não está disponível
- Não é possível solicitar cartão de crédito
- Não existe área para acompanhamento do responsável
Como abrir uma conta infantil no Banco do Brasil?
De acordo com o Banco do Brasil, o recomendável para abrir uma conta voltada para menores de idade é ir até uma das agências da rede acompanhado do responsável legal.
Nesse sentido, alguns documentos serão exigidos no decorrer do processo. São eles:
- Documento de identificação com Foto, como o RG e CNH;
- CPF;
- Comprovante de Residência atualizado (emitido nos últimos 90 dias);
- Termo de compromisso de Tutela, Curatela ou Guarda no caso do responsável legal não ser o pai ou mãe do dependente;
- OBS: Se o titular for maior de 16 e menor de 18 anos, ele deve assinar o contrato de abertura da conta junto com o responsável legal.
- Se menor de 16 anos, apenas o responsável legal deve assinar o contrato de abertura de conta e demais documentos.
Conta Infantil: Outros Bancos
Confira também outros bancos e descubra se entre os seus serviços disponíveis eles oferecem uma conta infantil.