Nos últimos anos, os bancos digitais se popularizaram muito, revolucionando com o esquema padrão das clássicas agências bancárias, como: Banco do Brasil, Caixa, Itaú, Bradesco, entre outras. Sobretudo, um dos precursores na notoriedade e espalhamento dos bancos digitais no nosso país foi o Nubank. Por isso, o Guia do Investidor vai te mostrar se abrir uma conta no Nubank vale a pena!
Esse banco se tornou símbolo dessa transição e praticamente tomou a cor roxa para si, por conta da força de sua identidade visual. Assim, não é difícil encontrar pessoas chamando o banco de “roxinho”, ou então fazendo piadas relacionando a cor ao banco.
Dessa forma, podemos ver acima um meme feito por um usuário do Twitter relacionando a roupa roxa das mulheres ao banco digital. Por isso, não é difícil ver como o Nubank se tornou popular entre jovens por conta desse formato de memes e pela praticidade que um banco totalmente online oferece.
Índice de conteúdo
Nubank é seguro?
Diante de toda essa popularidade, surgem clássicas dúvidas sobre os bancos digitais: é seguro? É confiável? Meu dinheiro estará protegido?
Sabendo que as pessoas possuem essas dúvidas, há diversas propagandas que incentivam a abertura de contas, bem como o uso de estratégias de marketing usando figuras da mídia.
Justamente foi o caso da contratação da cantora Anitta como conselheira, e depois, embaixadora, trazendo muito mais visibilidade, principalmente de jovens, para a marca. Essa foi uma estratégia muito inteligente, pois é fato a grande popularidade dela no nosso país, sendo uma das cantoras mais famosas da atualidade.
Assim, o engajamento da marca Nubank cresceu ainda mais, principalmente entre a geração Y, que hoje é a que mais consome bancos digitais e afins.
Vale ressaltar também que a reputação geral desse banco é considerada boa no Reclame Aqui, tendo 99.3% das reclamações respondidas e 71.7% dos clientes voltariam a fazer negócio.
Agora, para você que pensa em abrir uma conta no Nubank, o Guia do Investidor organizou de maneira prática e clara os pontos positivos e negativos do banco digital roxo:
Abrir conta Nubank vale a pena? Veja as vantagens
O principal atrativo que vale a pena ao abrir uma conta no Nubank é a facilidade. Basta ter um celular e acesso à internet.
Com isso, é só entrar no site e preencher seus dados para cadastro: nome, CPF, e-mail e número do celular. Em poucos minutos, você já obtém uma resposta se a sua conta foi aprovada ou não!
A princípio, isso é algo que se diferencia muito das agências bancárias tradicionais, pois estas envolvem um processo presencial e cheio de burocracias e acaba sendo cansativo, podendo tomar grande parte do dia das pessoas. Ainda mais, muitos desses bancos acabam cobrando taxas de anuidade para utilizar os cartões ou então tarifas de manutenção para conta.
Tal fato não ocorre no Nubank! Isso mesmo, você pode ter uma conta bancária e um cartão de crédito sem pagar nada. E ainda pode realizar transferências gratuitas e ilimitadas para qualquer banco.
Assim, o fato de ser 100% digital traz muita praticidade aos indivíduos. Não precisar sair de casa é um ponto muito positivo, pois faz com que se evite filas, atendimento com funcionários, eventuais estresses e todo o processo lento que envolve as agências bancárias tradicionais.
Então, com o Nubank, é possível você ter seus serviços atendidos de maneira online, com o suporte necessário, de onde você quiser e achar mais cômoda. E pensando nisso, nos últimos dois anos, foi necessário nos adaptarmos à realização de tarefas à distância por conta da pandemia que vivemos.
Logo, abrir a conta Nubank, que opera de uma maneira completamente virtual passa a ser ainda mais atrativo, já que hoje nos acostumamos com esses tipos de serviços “à distância”.
Vantagens financeiras
No mais, outro benefício que a conta Nubank oferece é que o dinheiro rende mais que a poupança na conta corrente, sendo 100% CDI. Eles também oferecem o sistema de “caixinhas”, onde você pode guardar seu dinheiro para um objetivo, e lá ele fica rendendo – também em 100% CDI.
Ainda, você também opções de investimentos para fazer, caso queira investir seu dinheiro, bem como pode comprar criptomoedas a partir de R$1.
Se necessário, eles também oferecem seguro de vida e seguro celular. São várias funções para você se aventurar!
O aplicativo é muito fácil de utilizar:
Ele deixa em suas mãos as possibilidades de pedir aumento de limite, gerar o boleto da sua fatura de cartão de crédito e controlar gastos.
Outro fator muito chamativo é o cartão ser internacional. Isso o permite entrar em outro espaço crescente na internet: o das compras em sites internacionais – como Shein, Shopee, Ebay, entre outros.
Logo, esse mercado é muito procurado pelos valores acessíveis. Porém, o comprador deve ter um cartão de crédito internacional caso queira fazer compras com cartão, o que muitas vezes impede o consumidor de comprar, mas felizmente o Nubank oferece isso.
Ainda mais, focado nas compras online, o Nubank também oferece um cartão de crédito virtual, gerando mais praticidade, pois não precisará de um cartão físico para ficar checando número por número, apenas pode cadastrar diretamente nos sites desejados e pronto.
Além disso, o cartão virtual é super seguro para compras online, pois você pode bloquear ou excluir quando quiser. É possível também utilizá-lo para compras presenciais: basta adicionar à sua carteira virtual e realizar pagamentos aproximando o celular das maquininhas.
Abrir conta Nubank vale a pena? Veja as desvantagens
Contudo, abrir uma conta no Nubank pode não valer a pena para alguns: o fato de ser digital, sem existir agências físicas, acaba pesando.
Desse modo, nem todos dominam os serviços online, principalmente os mais idosos. Assim, muitos tem grande dificuldade em se adequar com as novidades tecnológicas, e acabam preferindo permanecer nos bancos padrões.
Outro fator negativo é que o Nubank cobra uma tarifa de R$6,50 por saque, algo que nem todos os bancos digitais fazem. Isso é algo que pode desmotivar o consumidor a utilizar dinheiro físico, ficando preso apenas ao digital. Porém, muitas vezes ocorrem emergências que necessitam das cédulas, e infelizmente no caso do Nubank, levaria a essa perda de valor.
Também foram feitas outras críticas ao “roxinho”, como a demora para trazer inovações. Isso ocorre porque a nível de segurança são feitos diversos testes nas novas ferramentas antes de serem disponibilizadas pelo Nubank. E, apesar das demoras terem uma justificativa, alguns clientes se mostram insatisfeitos com isso.
Além disso, alguns outros usuários dão falta de algumas outras funções, como cashback e programa de pontos, algo que, querendo ou não, atrai bastante os consumidores, principalmente os mais jovens, que são mais engajados nesses tipos de benefícios e gostam de inovações.
Finalmente, a partir dessa análise, agora você pode refletir quais são os principais critérios para si na hora de pensar onde guardar seu salário e investimentos. Basta ver qual pesa mais: as vantagens ou desvantagens, e então, fazer a sua escolha.
Portanto, o Guia do Investidor preparou também um tutorial de como utilizar o cartão virtual Nubank outras dicas e análises para te ajudar a se aventurar no mundo de investimentos e te dar autonomia para fazer a melhor escolha para o seu bolso, saiba mais.