Moonbeam coin é uma parachain ou token que promete interoperabilidade entre as blockchains Ethereum e Polkadot. Nesse sentido, é uma plataforma de contratos inteligentes que permite que os desenvolvedores movam dApps entre as duas redes sem ter que reescrever código ou reimplantar infraestrutura.
Em um mundo Web3 povoado por um número crescente de blockchains e tokens (Coin), Moonbeam promete ajudar a facilitar um futuro interoperável e compatível com cruzamentos.
Índice de conteúdo
História
Moonbeam acabou sendo fundada em janeiro de 2020 por Derek Yoo, empresário de tecnologia, CEO da PureStake e co-fundador da plataforma de comunicação Fuze.
Isso porque depois de ganhar uma bolsa da Fundação Web3, Yoo lançou o Moonbeam Testnet em setembro de 2020.
No entanto, o projeto não ganhou tração popular até mais de um ano depois. Quando a comunidade de usuários moonbeam lançou um esforço para garantir um slot de parachain na blockchain Polkadot Coin.
Polkadot é uma rede multi-cadeia que facilita a interoperabilidade. Isso porque através da cadeia principal que eventualmente permitirá que até 100 parachains troquem tokens, serviços e outros tipos de dados.
De modo resumido, é um software que busca incentivar uma rede global de computadores a operar uma blockchain. Em cima da qual os usuários podem lançar e operar suas próprias blockchains como a Moonbeam coin.
Polkadot é uma das várias blockchains concorrentes com o objetivo de crescer um ecossistema de criptomoedas, outros exemplos notáveis dos quais incluem Ethereum (ETH), Cosmos (ATOM) e EOSIO (EOS).
No entanto, Polkadot, lançado em 2020, está entre os mais novos, e introduz uma série de novas características técnicas em direção ao seu objetivo ambicioso.
O moonbeam coin entrou ao vivo na Polkadot em janeiro de 2022, depois que os usuários comprometeram coletivamente quase USD 1 bilhão em token DOT.
Yoo enfatizou que o status de paraquedas polkadot acabou sendo um passo importante para desbloquear o potencial do Moonbeam.
Desse modo, trazendo interoperabilidade descentralizada e permitindo que ambas as redes “aproveitem os serviços especializados um do outro”. Como parachain, moonbeam coin é capaz de se comunicar com outras blockchains e parachains. Dessa maneira, trocando informações, cooperando e colaborando com uma comunidade de usuários além do seu próprio.
Isso significa que contratos inteligentes, dApps, APIs, oracles, carteiras Web3 e outras integrações.
Quem são os fundadores da Moonbeam Coin?
Moonbeam Network acabou sendo fundada por Derek Yoo, o CEO da PureStake. Uma plataforma que fornece infraestrutura pública de blockchain segura.
Além disso, também confiável para desenvolvedores, projetos e empresas de aplicativos blockchain.
Stefan Mehlhorn, especialista em gestão e operação de empresas em estágio inicial, atua como diretor de operações da Moonbeam e da PureStake. Stefan trabalhou anteriormente com Samsung Pay, Candibell Inc., LoopPay, Permessa, Thinking Phone Network, entre outros.
Katie Butler e Nate Hamilton da PureStake chefiam as equipes de marketing e desenvolvimento de negócios da Moonbeam Network, respectivamente.
Moonbeam coin oferece um ambiente semelhante ao Ethereum em cima do Substrate (em vez de uma solução baseada em Geth).
Isso permite que os desenvolvedores reimplantem seus contratos inteligentes existentes facilmente, usando as mesmas ferramentas e integrações que já usam, mas também aproveitem a moderna estrutura substrato na qual todos os parachains Polkadot são construídos.
A rede Moonbeam permite que desenvolvedores com contratos inteligentes baseados em Solidity ou Vyper “vão multi-cadeia” e ampliem sua influência no ecossistema Polkadot.
O blockchain da Polkadot garante o compartilhamento contínuo de cargas de trabalho em uma nova camada.
Através do Moonbeam, os desenvolvedores podem portar seus dApps (token) Ethereum existentes para a Polkadot ou criar facilmente novos aplicativos descentralizados sem permissão (dApps) usando ferramentas de desenvolvimento inteleto familiares. As ferramentas no Moonbeam garantem que haja uma mudança mínima quando dApps front-end são movidos entre cadeias.
Usando o Moonbeam, os desenvolvedores do Ethereum (que é o maior mercado de desenvolvedores de blockchain existentes) poderão contornar os desafios de escalabilidade devido às despesas e restrições da rede Ethereum.
Segurança
Moonbeam coin está indo pelo caminho da governança descentralizada. Desse modo, o token utilitário, Glimmer (GLMR), servirá como porta de entrada para os participantes da rede acessarem as funções vitais da rede.
Os titulares da GLMR terão o direito de propor referendos, votar e eleger membros do conselho. Além disso, um reflexo do mecanismo de consenso nomeado por Polkadot.
No entanto, o Moonbeam se beneficia da escalabilidade extra e segurança do uso de um design de fragmento polkadot e guarda-chuva de segurança compartilhado.
Conclusão
Moonbeam foi um dos primeiros parachains a entrar ao vivo no ecossistema Polkadot.
E, como tal, ganhou um grau de reconhecimento entre os desenvolvedores que buscam aproveitar a interoperabilidade entre cadeias.
O roteiro da Moonbeam enfatiza a implantação de novas “integrações e parcerias”, e um aprofundamento da interoperabilidade da rede – em particular em termos de seu formato de Mensagem De Consenso Cruzado (XCM).
Curve Finance é um dos protocolos DeFi mais prominente que já foram lançados no Moonbeam.
Em um futuro próximo, moonbeam estabeleceu metas para implantações de aplicativos de empréstimos e empréstimos, NFTs, token, projetos de desafio, projetos de jogos e programas de recompensa.
Isso porque a eficácia do Moonbeam coin depende de sua interoperabilidade com outras blockchains: quanto mais integrações podem se comunicar através de redes blockchain, mais utilidade moonbeam pode oferecer aos seus usuários. Moonbeam permite que contratos inteligentes executados na Máquina Virtual Ethereum (EVM), e escritos na linguagem de programação Solidity, migrem sem nenhuma alteração significativa de codificação.
Assim como moonbeam, Moonriver tem compatibilidade completa com o EVM e funciona principalmente como um ambiente para os desenvolvedores testarem seu dApp e código de contrato inteligente antes da implantação no Moonbeam.