Criptomoedas

QETH11: ETF de Ethereum estreia na B3; Saiba tudo sobre

O primeiro ETF de Ether da América Latina. Confira mais detalhes!

qeth11
qeth11

O mercado acordou com uma notícia, chegou nesta quarta-feira (4) na bolsa de valores brasileira (B3) mais uma opção aos investidores interessados no mercado de criptomoedas: o QETH11, um ETF (sigla para Exchange Traded Fund, ou simplesmente fundos de índices)

O novo fundo negociado em bolsa (ETF) é gerenciado pela QR Asset Management, gestora de recursos da holding QR Capital.

É importante mencionar que, em junho, a QR Asset listou QBTC11, seu primeiro ETF de cripto, com 100% de exposição ao bitcoin (BTC).

QETH11

O QETH11 é o primeiro fundo brasileiro com exposição total ao token da Ethereum — uma das redes mais importantes para o desenvolvimento de protocolos, ativos e serviços do mercado cripto.

O que é ETF?

O ETF (Exchange Traded Fund) é um tipo de fundo de investimento negociado como uma ação na bolsa de valores. Mais conhecido no Brasil como fundo de índices, ele busca sempre o retorno de investimento que corresponda a um determinado índice de referência ou de algum criptoativo.

Como em outros tipos de fundo de investimento, quando o investidor adquire uma cota, ele está comprando uma parcela de ações sobre um determinado índice, permitindo um acesso a mercados mais amplos, sem a necessidade e o custo de comprar cada um dos ativos.

Assim, o fundo de índices ETF se torna mais atrativo por sua variedade e baixo custo. Bastante parecido com o sistema de ações, é possível comprar e vender esse investimento a qualquer momento.

O que é o ETH?

O Ethereum (ETH) é uma rede blockchain criada para executar smart contracts de forma atualizada. Portanto, o token Ether é usado como base para o funcionamento de diversas aplicações e outros protocolos e tem ganhado notoriedade, devido o aumento das atividades em torno de finanças descentralizadas (DeFi) e stablecoins (representações no mundo das criptomoedas de ativos tradicionais, como o dólar).

Dessa forma, com o aumento do uso e inovação dessas aplicações na rede Ethereum. Além disso, criptomoedas têm baixa correlação com outras classes de criptomoedas, o que ajuda na diversificação da carteira de investimentos.

QETH11: O primeiro ETF de Ethereum da América Latina

O QETH11, lançado pela QR Asset Management, é o primeiro ETF de Ethereum da América Latina em listagem direta na bolsa de valores brasileira, sem oferta primária.Isso porque a empresa não precisou de recursos para fazer os investimentos, realizando a oferta direta sem a necessidade de capital dos investidores.

Nesse sentido, o lançamento do ETF marca um momento histórico no mercado brasileiro, tornando o Ether o segundo maior criptoativo do mundo mais acessível aos investidores do país.

Dessa forma, o QETH11 segue o mesmo índice de Ethereum utilizado pelo CME Group. Assim, o ETF compra Ethereum físico e realiza a custódia com transparência e segurança para você.

Entretanto, sua taxa anual de administração será apenas de 0,75% e o investimento inicial a partir de R$ 10. Assim, o QETH11 se tornou a forma mais barata de conseguir exposição ao Ethereum de modo regulado.

Além disso, por ser um produto listado em bolsa, o ETF segue uma tributação mais amigável e muito semelhante ao mercado acionário. Portanto, une a transparência ao melhor desenho de produto possível, o QETH11 não tem come-cotas, não tem IOF ou mesmo repassa seus custos em tarifas escondidas para os clientes.

Com ETFs dos dois principais ativos digitais do mercado na bolsa, o investidor ganha autonomia para elaborar sua própria estratégia, o que se alinha com o objetivo da QR Capital de oferecer opções robustas para que o investidor possa entrar no mercado cripto de forma segura, simplificada e com total autonomia para montar sua própria carteira.

O Ether é um ativo já consolidado e que, como o bitcoin, tem um “track record” mais longo, bons casos de uso como as finanças descentralizadas, tornando-se um excelente ativo para reforçar a diversificação de carteiras de investimentos.

Fernando Carvalho, CEO da QR Capital, via comunicado de imprensa.

Todos os ETFs de criptomoedas da bolsa brasileira

Além do QETH11, que estreou hoje, o investidor brasileiro tem à sua disposição atualmente mais dois produtos. O primeiro deles foi o HASH11, que é um ETF diversificado de criptomoedas e terminou em junho com 131.730 investidores, atrás apenas do IVVB11, o ETF que replica o S&p 500, com 156.104 investidores.

Nesse sentido, o QBTC11 é um fundo que investe 100% do seu patrimônio em bitcoins, estreou em 23 de junho e terminou o mês com 14.356 investidores.

Portanto, investidores brasileiros têm três opções de ETFs cripto: HASH11, QBTC11, QETH11. Por fim, o ETF BITH11 será lançado nesta quinta-feira (5) enquanto ETHE11 ainda não possui uma data específica de lançamento.

ETFs de criptomoedas no Brasil

ETFs QBTC11 QETH11 HASH11 BITH11 ETHE11
Gestora QR Asset Management QR Asset Management Hashdex  Hashdex Hash dex
Exposição BTC – 100% Ether – 100% Ativos Diversificados BTC – Até 100% Ether – 100%
Índice CME CF Bitcoin Reference Rate CME CF Ether Reference Rate Nasdaq Crypto Index Nasdaq Bitcoin Reference Price Não Informado
Tx. de administração 0,75% a.a. 0,75% a.a. 0,3% a.a.+1% a.a. 0,3% a.a.+0,7% a.a. +0,15% a.a. Não divulgado
Tx. de administração (total) 0,75% a.a. 0,75% a.a. 1,3% a.a. 1,15% a.a. Não Informado
Disponível B3 *B3 B3 Disponível a partir de 5 de agosto Ainda não foi lançado
Fonte: QR Capital., com dados das gestoras.