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Marketing de Incentivo o que é? Veja exemplos na prática

Marketing de Incentivo o que é
Marketing de Incentivo o que é

O objetivo de toda empresa é alcançar os melhores resultados em seu negócio. Mas, para fazer isso, não se deve olhar apenas para o público externo da organização, mas sim, para o engajamento do seu público interno. Por isso, todo gestor precisa saber o que é Marketing de Incentivo e os exemplos de como aplicá-lo de forma eficaz na organização.

Quando falamos sobre marketing, logo pensamos nas estratégias para atrair e engajar o público externo. Mas, como é possível obter um público engajado se a sua equipe também não estiver engajada na causa da empresa? É sobre isso que nós iremos falar hoje.

Confira a matéria na íntegra e aprenda o que é e como aplicar as metodologias do Marketing de Incentivo para alcançar os melhores resultados na sua empresa!

Marketing de Incentivo o que é?

No mundo do Marketing Digital o que mais ouvimos falar é sobre engajamento e retenção. Estes termos são comumente utilizados para chamar e prender a atenção do público externo.

No entanto, o Marketing de Incentivo relaciona estes termos ao público interno da empresa, ou seja, para os colaboradores da organização. Isso porque entende que colaboradores motivados e felizes, engajam muito mais na causa da empresa, abraçando-a como o seu próprio objetivo.

Dessa forma, realiza diversas ações para engajar o seu público interno. Assim, eles se sentirão parte do processo, fazendo com que o sucesso na empresa também se torne uma realização pessoal para cada integrante.

Todas as pessoas adoram ter o seu trabalho reconhecido e é isso que o Marketing de Incentivo faz. Ele trabalha com recompensas, prêmios e reconhecimento para aqueles que se engajam e lutam pelos ideais da empresa.

A iniciativa demonstra uma empresa atenta aos anseios do seu funcionário. Sendo assim, sempre os integram em todos os processos, gerando o real “sentimento de dono”.

Por que investir no Marketing de Incentivo?

Marketing de Incentivo o que é

Quando você compreende de fato o que é o Marketing de Incentivo, passa a entender a sua importância dentro das organizações. De acordo com um estudo realizado pela AMPRO (Associação de Marketing Promocional), 56% das empresas utilizam os métodos do Marketing de Incentivo.

Ainda segundo o estudo, 96% das empresas que utilizam os métodos consideram ser fator determinante para o desempenho dos seus colaboradores. Dessa forma, é possível compreender que a sua aplicação é fundamental para o crescimento e sucesso de uma organização.

Além disso, trabalhar com pessoas engajadas e motivadas gera ainda mais ânimo para o alcance das metas estabelecidas, fazendo com que a equipe se veja como realmente um time.

Vantagens do Marketing de Incentivo

Aplicar os métodos para reter e atrair o seu público interno traz muitos benefícios que poderão ser observados nos resultados da empresa como um todo. A seguir, confira as principais vantagens que você obterá ao aplicá-la na sua empresa.

1 – Retenção de talentos

Um excelente profissional jamais permanecerá em uma organização que não reconhece o seu trabalho e não o recompensa a fim de mantê-lo engajado. Pode até acontecer que este colaborador permaneça por algum tempo na organização, mas sempre estará em busca de melhores oportunidades.

Ao atrair os profissionais qualificados é muito importante mantê-los engajados para retê-los na empresa. Dessa forma, a rotatividade de pessoal irá diminuir de forma significativa.

Além disso, quanto mais os profissionais se sentirem confortáveis trabalhando em uma empresa, mais tempo ele permanecerá na organização.

2 – Clima organizacional positivo

Ao valorizar cada membro da equipe, o gestor contribui para o desenvolvimento de um clima organizacional positivo. Assim, o local de trabalho se torna um ambiente agradável e de boa convivência.

Dessa forma, os funcionários se manterão mais engajados, além de conseguirem desenvolver com liberdade as suas funções, dando lugar para a criatividade e a inovação.

3 – Produtividade

A aplicação de incentivos está diretamente ligada com a produtividade de um profissional. O colaborador que não tem os seus resultados reconhecidos pode facilmente perder a energia para o desenvolvimento de suas atividades, fazendo a sua produção cair.

No entanto, quando o profissional se sente valorizado, isso gera dentro de si uma realização pessoal e sentimento de que faz parte do sucesso da empresa. Dessa forma, a tendência é de que ele imponha ainda mais energia para buscar resultados ainda melhores, pois sabe que o seu esforço sempre será reconhecido.

4 – Profissional motivado = cliente satisfeito

A aplicação do Marketing de Incentivo afeta diretamente a percepção e satisfação do cliente. Afinal, você já viu um funcionário que não esteja motivado prestar um atendimento mágico? Por isso, este é um dos pontos principais para a aplicação dos métodos de incentivo interno.

O atendimento mágico é aquele que supera as expectativas do cliente, que fica realmente encantado em como o atendimento pode ir além de apenas fechar uma venda, mas sim, buscar soluções personalizadas especialmente para cada cliente.

Um colaborador motivado e engajado irá atrair clientes em potencial com maiores possibilidades de também se manterem engajados. Assim, cria-se uma “teia” de geração de valor dentro da organização, que começa com o incentivo da liderança e termina na retenção do público externo e alcance de resultados cada vez melhores.

O que é Marketing de Incentivo? Ações para colocar em prática e motivar os colaboradores

Marketing de incentivo o que é

Para te ajudar a aplicar o Marketing de Incentivo, trouxemos alguns exemplos de ações que você pode inserir na sua empresa. Uma ou mais dessas ações podem ser inseridas no seu planejamento interno.

1 – Premiação física

A premiação física inclui a distribuição de presentes e/ou brindes para incentivo dos colaboradores. O mais legal é que existe uma enorme variedade de prêmios que você pode oferecer, desde pequenos brindes com a logomarca da empresa até mesmo grandes prêmios, como eletrodomésticos e eletrônicos.

Este é um dos exemplos de Marketing de Incentivo em que a empresa tem oportunidade de reafirmar o valor da sua marca. Isso porque é muito provável que o funcionário divulgue o recebimento do prêmio, o que contribui para o fortalecimento da imagem da organização.

2 – Pontuação

Uma excelente ideia é criar um sistema de pontuação para a equipe. Para isso, primeiro é necessário a criação de métricas para saber como a distribuição dos pontos ocorrerá. Assim, a cada métrica alcançada o colaborador soma pontos e pode acumulá-los conforme for cumprindo metas.

Dessa forma, ao alcançar determinado nível, ele poderá trocar os seus pontos por premiações já definidas pela empresa.

3 – Viagens

Quem não gosta de viajar, não é mesmo? Criar novas memórias e experiências é o sonho de muitas pessoas. Por isso, este pode ser um dos prêmios para a equipe que alcançar aquela tão almejada meta. Essa estratégia é um exemplo de Marketing de Incetivo para ser aplicado em equipes de vendas ou produção.

Além disso, é fundamental escolher o destino de forma assertiva. Normalmente, os colaboradores são atraídos por coisas, ou lugares que seria muito difícil conseguirem sozinhos. Por isso, capriche na escolha ou até mesmo consulte a sua equipe para decidirem juntos.

4 – Experiências

Um dia no spa, um passeio de lancha ou mesmo um passeio radical pode ser um excelente motivador para um profissional.

Assim, use a sua criatividade para oferecer como incentivo premiações que irá gerar boas recordações no colaborador. Com certeza, ele sempre se lembrará dessas recordações ao se empenhar em seu próximo projeto.

5 – Qualificação profissional

Uma ação para incluir no planejamento de incentivo é oferecer cursos e treinamentos para os colaboradores. Isso porque muitas pessoas desejam se qualificar, mas podem não conseguir por conta dos custos envolvidos. Por isso, esta pode ser uma boa ideia para aqueles que desejam decolar na carreira.

6 – Vale-presente

Outra alternativa é deixar o funcionário livre para escolher o que deseja através de um vale-presente. Este mimo não tem como errar, pois você poderá disponibilizar qualquer valor para compras online ou mesmo em lojas físicas. E não terá que escolher diretamente o presente!

Marketing de Incentivo: exemplos para se inspirar

Reproducao Canva 2
Reproducao Canva 2

Nada melhor do que se inspirar com exemplos de Marketing de Incentivo através de casos reais, não é mesmo? Por isso, nós selecionamos alguns casos de sucesso para te inspirar. Veja a seguir.

Mary Kay

Você já ouviu falar do carro rosa da Mary Kay? A empresa de cosméticos é de origem americana e conta com uma rede de marketing multinível. Um dos seus programas de incentivo inclui a premiação do seu famoso carro rosa para as suas melhores diretoras independentes.

No Brasil, a empresa já entregou centenas de carros para seus parceiros de venda. Além disso, ela ainda aproveita para reafirmar a sua marca, pois todos que veem o carro rosa já se lembra da marca Mary Kay.

O Boticário

O Boticário é uma das marcas mais famosas da América Latina de perfumaria e cosméticos. A empresa se tornou um dos grandes exemplos de Marketing de Incentivo ao criar a campanha “Imagine – O Boticário“.

A promoção visou premiar os seus colaboradores com incríveis experiências de viagens a dois países: Colômbia e Portugal. Aqueles que atingiram o objetivo proposto puderam desfrutar de dias incríveis em um desses destinos.

Carrefour

O Carrefour, uma das maiores redes de supermercado presente em vários países, criou um campanha de incentivo para premiar pessoas com perfil inovador, comprometidas e produtivas da organização. O “Troféu Mulheres Líderes” deu preferência para as mulheres que continham essas características.

O prêmio foi uma viagem para Paris, onde se localiza a matriz da empresa. Cada subsidiária deveria indicar 4 colaboradores, sendo pelo menos 3 mulheres. Como finalistas a campanha teve uma operadora de loja, uma frentista, uma gerente comercial e um gerente de açougue.

Assim, eles tiveram a oportunidade de conhecer a tão sonhada cidade luz e a matriz do Grupo Carrefour.

Vigor

A marca de laticínios Vigor criou a campanha “Espalhe Vigor Pelo Brasil“, que se baseou em uma estrutura de pontos para incentivo de seus colaboradores.

O objetivo era reconhecer e premiar o esforço de cada colaborador em todo o país. Assim, o empenho dos funcionários era pautada em um sistema de pontos. Dessa forma, o colaborador poderia trocar os pontos por prêmios, de acordo com a quantidade acumulada.

Magazine Luiza

Desde a sua fundação, a Magazine Luiza investe no Marketing de Incentivo. Um dos exemplos é a campanha “Eu Mereço um Upgrade“. O objetivo principal da campanha era aumentar as vendas de equipamento de informática.

Sendo assim, os gestores observaram que para tornar a venda mais eficaz seria necessário o conhecimento da língua inglesa, uma vez que o setor a utiliza como principal fonte para denominar os seus produtos.

Dessa forma, a Magazine Luiza passou a oferecer aos seus clientes bolsas integrais de estudo de inglês. Mas o incentivo não foi apenas para os colaboradores, pois os clientes também participaram da promoção. A cada R$ 500 gastos em produtos de informática, o cliente concorria a um intercâmbio em Toronto com todas as acomodações pagas.

Mondelez

A Mondelez é uma multinacional norte-americana do ramo de alimentos. Para premiar os seus colaboradores, a empresa criou um sistema de pontuação cm base na produtividade de cada funcionário.

Assim, criou um sistema onde os funcionários pudessem acumular pontos com base em 3 princípios fundamentais: produção, vendas e resiliência no trabalho.

A empresa chamou a campanha de Time de Campeões e conseguiu reconquistar a credibilidade na entrega de prêmios e valorização do seu pessoal, gerando mais engajamento e satisfação.

O que é Marketing de Incentivo – Conclusão

O Marketing de Incentivo é uma excelente ferramenta de gestão que auxiliar no desenvolvimento da equipe e alcance de melhores resultados em uma organização. Dessa forma, se você ainda não inseriu as suas estratégias no seu time está perdendo uma grande oportunidade de se destacar entre a concorrência.

Investir no pessoal e na sua qualidade de vida não é perder tempo, mas sim, ganhar apoiadores para a causa da empresa. Isso porque o maior capital de uma Companhia é o capital humano.

Muitas organizações pecam por acreditarem que devem investir apenas naquilo que trará resultados diretos, como treinamentos técnicos e cursos. No entanto, ter uma equipe engajada é fundamental para o sucesso de um plano de negócios e alcance de qualquer meta.

Por isso, fazer com que o profissional se sinta visto e o seu trabalho reconhecido deve fazer parte da estratégia interna dos Recursos Humanos. Afinal, atrair e reter os clientes interno é tão importante quanto atrair os clientes externos.

Várias empresas brasileiras e estrangeiras já comprovaram que a aplicação de incentivos aos seus colaboradores resulta em excelentes resultados. Além disso, é parte extremamente importante para a consolidação e fortalecimento de uma marca.

Como vimos, existem diversas formas de recompensar os seus colaboradores. Sendo assim, não ter recursos suficientes para arcar com uma viagem super luxuosa não é desculpa para não investir em incentivos. Isso porque uma simples atitude pode fortalecer ainda mais o espírito de equipe e desejo de crescer junto com a organização.