Guias

Fazer Pix com Cartão de Crédito Itaú: é possível?

Mostramos se é possível fazer Pix com o Cartão de Crédito Itaú, como funciona e se vale a pena usar essa modalidade.

pix com cartão itaú

Alguns bancos permitem fazer Pix com cartão de crédito, algo que é bem diferente, visto que estamos acostumados com pagamentos instantâneos serem feitos por débito. Sabendo disso, vamos entender o que é e se fazer PIX com cartão de crédito Itaú é possível? Acompanhe o post e entenda como funciona: as taxas, se tem juros, entre outras questões.

O que é PIX com cartão de crédito?

Em geral, não é o método de pagamento mais utilizado: ou as pessoas fazem o PIX padrão, ou então, usam o cartão de crédito diretamente. Mas essa acaba sendo uma solução para quem precisa fazer uma transferência, mas está sem saldo na conta. Além disso, é possível também parcelar o PIX quando os bancos tem esse tipo de pagamento por crédito.

Para fazer isso, normalmente os bancos permitem com que o cliente use soluções de crédito para realizar o PIX. Assim, quando a pessoa for efetuar o pagamento, existe a opção de escolha entre realizar um PIX tradicional, com o saldo da conta ou pelas opções de crédito. Logo, a cobrança é feita como se fosse uma compra no cartão, recebendo na fatura do mês e podendo parcelar.

E saiba que quem receberá o PIX não ficará no prejuízo. A pessoa recebe o dinheiro na hora, que nem um PIX normal, sem nem saber que veio do cartão de crédito.

Entretanto, mesmo com toda essa praticidade, é necessário cuidar ao utilizar o PIX com cartão de crédito. Isso porque, diferente do PIX normal, direto da conta corrente, esse tipo de PIX cobra juros e IOF.

É possível realizar PIX com cartão de crédito Itaú?

A princípio, em Janeiro de 2022, foram divulgadas algumas notícias informando que estava na agenda do Itaú oferecer serviços de crédito para o cliente realizar um PIX, como feito pelo Santander ou Nubank. Até a data de publicação dessas notícias, o Itaú pretendia ser o pioneiro nessa função, e o mercado veria como revolucionário e com potencial para balançar com a indústria dos cartões.

Entretanto, por mais que essa notícia tenha saído nos portais, a função de PIX com cartão de crédito Itaú só passou a ficar disponível em 2023.

Como funciona o PIX com Cartão de Crédito Itaú

Com o Pix com cartão de crédito Itaú, você faz um Pix usando o limite do seu cartão. Ou seja, o valor é debitado na fatura do cartão, que pode ser parcelada ou paga à vista, além de poder aproveitar benefícios do cartão como pontos, milhas e cashback

Mas lembre-se, tudo depende de você ter limite disponível no cartão. Então, funcionará como qualquer outra compra no crédito.

Taxas do PIX com cartão de crédito Itaú

Não há uma taxa fixa divulgada publicamente para o Pix com cartão Itaú. Para obter informações precisas sobre a taxa de juros aplicável ao seu caso, é recomendável seguir os passos abaixo:

  1. Acesse o aplicativo do Itaú: Abra o app do Itaú no seu celular.
  2. Inicie uma transferência Pix: No menu principal, selecione a opção “Pix” e depois “Transferir”.
  3. Escolha a chave Pix do destinatário: Digite ou selecione a chave Pix do recebedor.
  4. Selecione a forma de pagamento: Escolha a opção “Pagar parcelado”.
  5. Informe o valor e o número de parcelas: Digite o valor que deseja transferir e selecione o número de parcelas desejado.
  6. Revise as condições: Antes de confirmar a operação, o aplicativo exibirá todas as condições, incluindo a taxa de juros aplicável. Leia atentamente essas informações.
  7. Confirme a transferência: Se estiver de acordo com as condições, confirme a operação para concluir a transferência.

Lembre-se de que o Pix com cartão é uma modalidade de crédito, portanto, está sujeito à cobrança de juros e IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). As taxas podem variar conforme o perfil do cliente e as condições do seu cartão de crédito. É fundamental revisar todas as condições antes de confirmar a operação para evitar surpresas na fatura do cartão.

Vale ressaltar também que, quanto mais parcelas escolher, maior será o valor pago no final. Portanto, use essa função somente em casos de urgência para não se afogar em grandes juros.

Passo a passo para utilizar

Usar o Open Finance para fazer PIX é bem simples. Veja o passo a passo abaixo. As imagens foram retiradas do próprio Itaú.

  1. Primeiramente, você deve entrar no app do banco Itaú e clicar em “Pix“.
  1. Dentro da área Pix, você deve clicar em “transferir“, que fica logo abaixo de “transações”
  1. Em seguida, você deve indicar para quem é a transferência. Pode ser para um contato já salvo ou então para um novo.
  1. Com isso, é só escolher a chave Pix de quem vai receber a transferência (caso seja um contato já salvo) ou então colocar uma chave Pix nova, que pode ser o número do CPF, celular, e-mail, copia e cola, aleatória, QR Code, etc.
  1. Depois disso, você deve indicar de onde sairá o valor do pagamento. Então, deverá clicar na terceira opção, “pagar com outra instituição via Open Finance”.
  1. A próxima tela pede para que você escolha com qual banco deseja pagar o valor. Nessa, você deve selecionar o de sua preferência – no exemplo, selecionamos um banco fictício, o banco “SemprePay”
  1. Com o banco selecionado, o próximo passo é colocar o valor que deseja pagar para a outra pessoa.
  1. Depois de inserir o valor, você deverá conferir se todos os dados estão corretos: o valor a ser pago, o tipo de pagamento (via Pix), a data e de qual banco sairá o valor.
  1. Após inserir sua senha, o Itaú irá processar sua transferência. Feito isso, irão te redirecionar para o aplicativo do outro banco solicitado, no caso do exemplo, o Banco SemprePay
  1. Depois de clicar em “continuar agora”, você irá para o app do outro banco, e lá deverá realizar uma autenticação para que o pagamento seja permitido.
  1. Por fim, basta revisar os dados, e se estiver tudo certo, basta confirmar, digitar sua senha, e pronto.

O PIX com cartão de crédito vale a pena?

Falamos aqui sobre todas as taxas que envolvem pagar com PIX com cartão de crédito e parcelado. Agora, a pergunta final é: vale a pena?

O consenso entre os especialistas é que depende. Para um lojista, por exemplo, é uma maneira dele garantir seu pagamento, sem precisar pagar as taxas das maquininhas de cartão de crédito. Do mesmo modo, como ele recebe a vista, é uma maneira do cliente conseguir negociar um desconto e ainda assim poderá pagar à prazo.

Então, quando tem desconto para compras utilizando esse meio, tal qual acontece quando se faz pagamento em dinheiro, e se esse desconto for maior que os juros que serão pagos ao utilizar o PIX com cartão de crédito, parcelado ou não, vale a pena.

Além disso, é um bom método para situações de emergência, quando o cliente não tem acesso a um cartão e também não possui dinheiro na conta, precisando então utilizar do seu limite para fazer o pagamento.

Enfim, qualquer pessoa pode usar o PIX com cartão de crédito PicPay! Mas vale lembrar que é preciso ter organização das suas finanças, para não acabar tendo que pagar taxas em excesso.

Anna Oliveira
Anna Oliveira

Formada em Letras pela UFPR, é redatora e professora de português.

Formada em Letras pela UFPR, é redatora e professora de português.