Guia do Investidor
IAGRO B3
Guias

IAGRO B3: Conheça o Índice de Agronegócios da Bolsa brasileira

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O Agronegócio cresce cada vez mais no mercado financeiro. Então, o IAGRO B3 (Agro Free Float Setorial), criado em maio de 2022, pela B3 (Bolsa de Valores brasileira), é o primeiro índice que acompanha o desempenho das ações do agronegócio.

Nesse sentido, é um indicador que medirá a performance das maiores ações da bolsa brasileira de empresas do setor do agronegócio. Dentre as 32 ações do portfólio do IAGRO B3 estão as gigantes do setor: JBS (JBSS3), Suzano (SUZB3), Ambev (ABEV3), Cosan (CSAN3) e Klabin (KLBN4).

A carteira das ações do IAGRO B3 é considerada um estímulo para investimentos nesse setor da economia brasileira. Inclusive, o agro cresce rapidamente, sendo hoje a alavanca da economia do país.

A carteira do novo indicador, que estreia nesta segunda-feira (16) e valerá até dia 2 de setembro de 2022, será composta por ações e units de companhias listadas que foram categorizadas como Agronegócio pela nova classificação setorial criada pela B3 a pedido do mercado.

O IAGRO B3 dá visibilidade ao setor no mercado financeiro, principalmente em razão dos resultados recentes dos papéis do setor. Conforme dados da própria B3, as companhias do setor, listadas na bolsa, vem apresentando, desde 2019, rentabilidade maior que a do Ibovespa, maior índice da bolsa de valores brasileira. Veja ilustração abaixo:

IAGRO B3
Fonte: B3

Relevância do setor do Agronegócio para economia brasileira

Em síntese, o Agro é um setor dinâmico e resistente, que vem passando, desde a década de 70, por intensa transformação. Nesse sentido, vem desenvolvendo técnicas e tecnologias que tornaram o nosso país como referência mundial.

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Ou seja, o Brasil passou de importador de alimentos básicos, ao patamar de segundo maior exportador e terceiro maior produtor de alimentos do mundo. Assim, se firmou no mercado como um motor da economia brasileira.

Recentemente, com o cenário econômico em crise, as commodities sofrem grande volatilidade, o que mostrou ainda mais a força do Brasil no setor, à nível mundial.

Ou seja, nesse momento, o mundo está em forte pressão no setor agro. Assim, diante da alta de commodities, restrições na importação de alguns produtos e insegurança alimentar, o Brasil está em destaque mundial.

Tendo em vista a força do nosso agronegócio, tornou-se fundamental para segurança alimentar mundial. Em resultado, o setor está se tornando muito atrativos aos investidores do mercado de capitais. À título de curiosidade, o Brasil, atualmente, alimenta cerca de 1.5 bilhões de pessoas pelo mundo.

Leia mais  Brasil pode ter PIB negativo no segundo semestre

Dessa forma, o setor está sendo a âncora para a economia do país, salvando a balança comercial brasileira. Além disso, a totalidade de produtos e serviços gerados pelo agro representam, atualmente, cerca de 27% do PIB (Produto Interno Bruto) Nacional, atingindo, assim, níveis recordes.

Para que você possa analisar o tamanho do agro no Brasil, veja, como exemplo, o ranking de produção da agricultura, no ano de 2020, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

IAGRO B3

Como funciona IAGRO B3? Saiba mais

Como dito, o IAGRO acompanha o desempenho de ações de empresas do setor do agronegócio. Com isso, a B3 traz maior visibilidade ao setor e para os papéis que compõe sua carteira.

Vale dizer que o Agronegócio vem se formando como um dos setores pilares da economia brasileira, atraindo cada vez mais a atenção de investidores do mercado de capitais.

“… nos propusemos a fazer uma classificação abrangente, que abarcasse todos os setores diretos e indiretos do agronegócio, e não apenas empresas que tenham suas atividades relacionadas à agricultura ou à pecuária. …”

Diz Luís Kondic, Diretor Executivo de Produtos Listados e Dados da B3

Ou seja, com o IAGRO a B3 responde a uma necessidade do mercado de capitais, tendo em vista ser um setor imensamente relevante para economia do país. Assim, o índice traz maior transparência, sobremaneira para os investidores estrangeiros.

Estes investidores, principalmente os institucionais, são aqueles que buscam ingressar no setor do agronegócio sem, de fato, precisarem adquirir terras agrícolas.

O IAGRO B3 aparece no momento em que o agronegócio está alcançando importância no mercado de ações. Além da alta das commodities, o mercado financeiro está com um crescente aumento de IPOs (Initial Public Offering – Oferta Pública Inicial).

Qual estratégia do IAGRO B3? Como é composta a carteira do índice?

O principal objetivo deste índice é acompanhar o desempenho, em média, das ações de empresas de capital aberto listadas na B3, com classificação como Agronegócio ou Commodities. Assim, para selecionar as empresas, a B3 desenvolve uma classificação com foco na cadeira do Agronegócio.

Em resultado, criou um segundo nível de segmento do mercado, conforme abaixo demonstrado. Além disso, O peso maior da carteira é para os que forem diretamente relacionados ao setor de ações listadas na B3. Desse modo, não basta a ação ser do setor pecuário ou agrícola, também foram incluídas ações do subsetor, que são as empresas do agroserviços e agroindústria.

IAGRO B3
Fonte: B3

Contudo, importante enfatizar que existe demanda para os produtos do agronegócio brasileiro. Pois, com a valorização das commodities e da expectativa de aumento de produtividade, vislumbra-se um cenário positivo. Que continuará garantindo interessantes rendimentos para investidores. Criando-se, assim, um círculo virtuoso, onde um setor alavanca o outro.

Dessa forma, o IAGRO B3 é uma relevante iniciativa da B3 para impulsionar o setor do agronegócio. Para que, assim, facilite a conexão entre o setor e investidores de produtos financeiros. Ao passo que fortalece o investidor, em razão da proteção do seu patrimônio, diante de um mercado sólido. Por outro lado, é uma forma de financiar o progresso do agronegócio no Brasil.

Em resultado, se trata de uma ótima alternativa para os investidores diversificarem sua carteira de ativos. Sendo a B3, é uma forma de os investidores acompanharem mais de perto o mercado agro, aplicando em ativos como, ETFs, Derivativos e outros fundos em geral.

Quais ações compõe o IAGRO3?

Empresa Ticker Peso da ação Setor
1 JBS  JBSS3 7,439% Setor primário
2 SUZANO SUZB3 7,439% Agroindústria
3 AMBEV  ABEV3 6,220% Agroindústria
4 COSAN  CSAN3 6,220% Setor primário
5 KLABIN  KLBN11 6,101% Setor primário
6 BRF  BRFS3 5,614% Agrosserviços
7 RUMO S.A. RAIL3 4,933% Setor primário
8 SAO MARTINHO SMTO3 3,879% Setor primário
9 MARFRIG MRFG3 3,857% Setor primário
10 SLC AGRICOLA SLCE3 3,494% Setor primário
11 DEXCO  DXCO3 3,266% Agrosserviços
12 ASSAI  ASAI3 3,246% Setor primário
13 MINERVA  BEEF3 3,182% Agroindústria
14 RAIZEN  RAIZ4 3,087% Setor primário
15 BRASILAGRO  AGRO3 2,821% Setor primário
16 3 TENTOS TTEN3 2,660% Setor primário
17 JALLESMACHADO JALL3 2,644% Setor primário
18 CAMIL  CAML3 2,644% Setor primário
19 IRANI  RANI3 2,587% Setor primário
20 BOA SAFRA SOJA3 2,571% Setor primário
21 CARREFOUR BRASIL  CRFB3 2,446% Agrosserviços
22 AREZZO ARZZ3 2,384% Agroindústria
23 M. DIAS BRANCO MDIA3 1,647% Agroindústria
24 VAMOS  VAMO3 1,400% Agrosserviços
25 PÃO DE AÇÚCAR – CBD  PCAR3 1,303% Agrosserviços
26 ARMAC  ARML3 1,157% Agrosserviços
27 HIDROVIAS  HBSA3 1,136% Agrosserviços
28 GRUPO MATEUS GMAT3 1,086% Agrosserviços
29 RANDON PART RAPT4 1,021% Agrosserviços
30 KEPLER WEBER  KEPL3 0,981% Agrosserviços
31 TUPY  TUPY3 0,910% Agrosserviços
32 RECRUSUL  RCSL3 0,626% Agrosserviços
IAGRO B3
IAGRO B3: Conheça o Índice de Agronegócios da Bolsa brasileira

Qual metodologia aplicada pela B3 para este índice Agro?

Em suma, o IAGRO B3 objetiva refletir a performance média de papéis de empresas, então listadas na bolsa, que então, integram o setor do agronegócio.

Leia mais  Acima dos 112 mil pontos: o que explica a alta do Ibovespa?

Para tanto, a B3 aplica certos critérios para escolha nas ações que possam constar de seu portfólio. Como, por exemplo, há ponderação entre as ações ao se analisar a média aritmética simples, no cálculo do valor de merdado free float e a avaliação setorial.

Em termos práticos, exemplificando: para poder integrar o IAGRO B3, o papel deve atender certos critérios em relação a sua liquidez. Como estar em 95% dos pregões de mercado dos últimos 12 meses. Além disso, não podem se enquadrar como penny stock, ou seja, não podem ser papéis com preço médio menor que R$ 1.

3 maiores ações do Índice IAGRO B3; saiba mais sobre as empresas

1. JBS (JBSS3)

Sobre a empresa

A companhia JBS é uma das líderes globais da indústria de alimentos. Criada a quase 70 anos, tem unidades em mais de 20 países. Nesse sentido, tem uma enorme gama de produtos, desde carnes in natura até produtos prontos para consumo, comercializados por marcas como Friboi, Swift, Doriana, Seara, dentre outras.

Além disso, a JBS também tem atuação em negócio relacionados a biodiesel, colágeno, couro, reciclagem, transportes e soluções para gestão de resíduos, enfim, com soluções inovadoras, a empresa tem representação em praticamento toda cadeia produtiva agroindustrial.

Últimos resultados financeiros

Conforme apresentação de resultados do segundo trimestre de 2022, a JBS reforça a sua solidez no mercado brasileiro, apresentando lucro líquido de quase R$ 4 bilhões, acima de suas projeções. Ainda, teve um aumento de 7,7% ao ano na receita líquida, no valor de R$ 92,2 bilhões.

Cotação do papel e histórico de desempenho

Dentre os destaques da companhia, está o desempenho da ação, que performou acima do índice Ibovespa. Segue cotação do último ano.

IAGRO B3
Cotação Mercado de 17 de agosto de 2022

2. Suzano (SUZB3)

Sobre a empresa

Suzano é uma companhia do segmento de celulose e papel, foi criada há quase 100 anos, e, hoje, é a maior em produção de celulose de eucalipto do mundo. Além disso, as operações Suzano vão além do Brasil, chegando a país como EUA, China, Suíça, Argentina, Canadá e Áustria.

A empresa possui grande capacidade de produção de celulose e papel, que resultam em um portfólio com papel imprimir & escrever revestido e não revestido, papelcartão e também papel tissue. Desse modo, é líder nacional na indústria de papel brasileira.

Últimos resultados financeiros

Em comparação ao último semestre do ano anterior, o resultado do segundo trimestre de 2022 foi marcado por altos valores. A receita líquida foi de cerca de R$ 11,5 milhões, representando um aumento de 18%. Também, registrou lucro de R$ 182 milhões.

Cotação do papel e histórico de desempenho

Embora as ações tiveram queda de cerca de 9% em um ano, o preço dos papéis vem se recuperando, conforme demonstrado no gráfico abaixo:

IAGRO B3
Cotação Mercado de 17 de agosto de 2022

3. Ambev (ABEV3)

Sobre a empresa

Líder no setor de bebidas, a Ambev é sucessora da “Brahma” (de 1888) e “Antarctica” (de 1885), as cervejarias mais antigas do Brasil sendo constituída no ano de 1998. Nesse sentido, o ramo de cervejaria é a sua principal atividade, sendo hoje, além dessas duas marcas, também dona da Skol e diversas outras do segmento. Bem como, com refrigerantes possui marcas próprias como, por exemplo, Guaraná Antarctica e Fusion.

Últimos resultados financeiros

Conforme resultados do 2T22, a empresa teve um aumento de receita líquida de 19,6% no ano, no valor de quase R$ 18 bilhões. Ainda mais, apresentou um lucro líquido de R$ 3,085 bilhões, que representa um crescimento de 4,2%, relação ao ano passado.

Cotação do papel e histórico de desempenho

Diante do cenário instável da economia atual, a Ambev se mostrou sólida, com leve variação em frente ao Ibovespa. Veja gráfico abaixo:

IAGRO B3
Cotação Mercado de 17 de agosto de 2022

Quais são as vantagens do IAGRO B3?

Você investidor pessoa física, essa é mais uma chance de lucrar com o agronegócio, afinal, como enfatizado, o setor é o grande pilar da economia brasileira. Então, investir no IAGRO traz uma grande vantagem de se investir no agro com pouco capital, sem precisar injetar grandes quantias, por exemplo, para compra de imóveis para agricultura.

Dessa forma, com objetivo de democratizar os investimentos no setor, o IAGRO B3 é uma ótima oportunidade de negócio no mercado financeiro. Caracterizando como um importante ativo para democratizar os investimentos no setor.

Leia mais  Após ciclo de altas, Ibovespa perde força nesta 5ªF

Contudo, ter ativos do agronegócio em sua carteira de investimentos pode aumentar significativamente seu patrimônio. Porém, sempre importante destacar que todo investimento tem seu risco e deve ser analisado com o devido cuidado, principalmente por ser um ativo de renda variável.

Entretanto, como se vê na economia do setor do agronegócio, os riscos são sazonais, ligados ao clima e demanda de exportação. Nesse ínterim, o IAGRO B3 é um indicador que vai funcionar como um termômetro, facilitando a visibilidade do investidor quanto ao desempenho do agro na economia.

Como investir no IAGRO B3?

Para investir no Índice Agro Free Float Setorial funciona da mesma maneira que compra e venda de ações. Ou seja, através do home broker de sua corretora de valores basta realizar a compra utilizando do ticker AGRI11.

Ainda mais, vale realçar que o IAGRO B3, desde a sua criação, mostrou resultados positivos em sua cotação. Inclusive, com desempenho melhor que o Ibovespa.

IAGRO B3
Cotação Mercado de 17 de agosto de 2022

O que são índices de ações?

Os índices são, em suma, indicadores de desempenho de uma carteira de ações. Para que, assim, seja possível mediar a valorização de determinado segmento do mercado. Cada índice determina sua estratégia, como, por exemplo, por liquidez das ações ou por valor de mercado de determinado setor da economia.

Diante da diversidade de opções existentes no mercado financeiro, o investidor deve estudar cada uma com cuidado. Como, por exemplo, seu histórico de performance e liquidez.

Dentre os perfis de investidores – conservador, moderado e arrojado -, é importante estudar qual índice melhor se adequará ao seu objetivo, pois a sua aversão a risco fará toda diferença na escolha.

Quais são os índices de ações da B3?

Hoje a Bolsa de Valores Brasileira é considerada a 5ª maior do mundo, considerando o valor de mercado. E, para ajudar a visualizar o cenário de suas ações, exitem mais de 20 índices, para segmentos específicos. O mais conhecido no mercado é o Índice Ibovespa, que compõe as ações das maiores empresas brasileiras, como, por exemplo, Vale (VALE3) e Petrobrás (PETR4).

Índices setoriais da B3

Acima de tudo, primordial que o investidor sempre busque a diversificação de sua carteira, sobremaneira em meio a oscilações do cenário econômico. Nesse sentido, a B3 traz diversas opções.

Então, na bolsa de valores brasileira, existem diversos índices setoriais, como, por exemplo: ICB B3 (Índice de Commodities Brasil), INDX B3 (Índice do Setor Industrial), SMLL B3 (Índice SmallCap) e IFIX L B3 (Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários de Alta Liquidez).

Conheça outras formas de investir no Agronegócio no Brasil

Sobretudo, a ligação entre o mundo do agronegócio e mercado financeiro está em constante crescimento. Fazendo com que diversas outras opções de investimentos estejam disponíveis. Então, se você quer aplicar seu dinheiro nesse segmento com histórico de desempenho lucrativo, conheça esses ativos:

IAGRO B3
IAGRO B3: Conheça o Índice de Agronegócios da Bolsa brasileira

FIAgros (Fundo de Investimento em Cadeias Agroindustriais)

FIAgros, em suma, são fundos negociados na bolsa de valores, cuja estratégia dos gestores foca na captação de recursos para o desenvolvimento da cadeia produtiva agroindustrial.

Em síntese, os FIAgros dividem-se em três categorias na B3:

  1. FIAgro Imobiliário (FIAgro-FII): fundos que aplicam os recursos para negociações em terras agrícolas. Sendo assim, a rentabilidade virá conforme a valorização dos imóveis rurais;
  2. FIAgro de Direitos Creditórios (FIAgro-FIDC): são fundos que aplicam os recursos em Direitos Creditórios do setor do agronegócio. Em outras palavras, a estratégia dos seus gestores tem enfoque em direitos creditórios agrícolas. Que são aqueles direitos creditórios que servem para movimentar o fluxo de caixa de empresas.
  3. FIAgro Participações (FIAgro-FIP): diferente dos anteriores, este fundo é mais complexo, sendo destinado a investidores qualificados. Simplificadamente, são fundos que investem em sociedades empresárias agroindustriais. Ou seja, são voltados para aquisição de ações de sociedades anônimas, não listadas na bolsa, ou sociedades limitadas.

CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio)

De antemão, saiba que este é um investimento de renda fixa, assim, traz uma maior segurança ao investidor, principalmente àquele com perfil conservador.

Em suma, CRA é um título relacionado a créditos do setor do agronegócio, basicamente, são ativos emitidos por securitizados, lastreado em certificados de recebíveis.

Dessa forma, os CRAs emitidos são, então, transformados em dívidas para financiar o setor do agro. Como, por exemplo, empréstimos para produtores rurais.

LCA (Letras de Crédito do Agronegócio)

LCA e CRA são semelhantes por serem ambos títulos de renda fixa que funcionam como financiamento a atividades do agro. Bem como por, ambos, terem isenção de imposto de renda ao investidor pessoa física.

Entretanto, existem sutis diferenças entre os títulos. Para facilitar o entendimento, veja a tabela abaixo:

LCA CRA
Emissão por bancos ou cooperativas de crédito por securitizadoras
Objetivo capitar recursos para financiar o setor do agronegócio (créditos rurais) usa do mercado de capitais como meio para gerar antecipação de recebíves de empresa. Ou seja, que se referem aos valores que elas têm em suas contas à receber
Como funciona para o investidor? funciona como um “empréstimo” do seu capital bancos investidor transfer seu dinhiro para capitação de recursos para determinada empresa
Risco envolvido no investimento – envolve a inadimplência dos bancos respectivos;
– com garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), como acontece com os CDBs (Certificados de Depósito Bancário).
– inadimplências das empresas referente às suas dívidas. Assim, torna o risco maior que dos LCAs;
– sem garantia do FGC.
IAGRO B3
IAGRO B3

Compra de ações de empresas do agronegócio

O agronegócio é, historicamente, um dos principais setores da economia brasileira. O país sempre se destacou como um dos grandes produtores de commodities agrícolas e produtos alimentares que são exportados par ao mundo inteiro, mesmo em momentos de crise.

Se você é um investidor arrojado, que prefere aplicar diretamente em papéis, as empresas do universo agro no mercado de capitais são boas alternativas. Assim, há uma imensa variedade de ações de companhias do setor listadas na B3, em diversos ramos como, por exemplo, no cultivo, na industrialização, até chegar ao consumidor final.

Segue abaixo a relação dos 10 principais papéis de empresas listadas na bolsa:

  1. Brasil Agro (AGRO3);
  2. Agrogalaxy (AGXY3);
  3. Minerva Foods (BEEF3);
  4. BRF Foods (BRFS3);
  5. Camil (CAML3);
  6. PomiFrutas (FRTA3);
  7. Jalles Machado (JALL3);
  8. JBS (JBSS3);
  9. Josapar (JOPA3);
  10. Kepler Weber (KEPL3).

Portanto, você investidor que pretende alta rentabilidade com a segurança de uma diversificação de carteira sólida, vale a pena estudar para aplicações no setor do agronegócio. São inúmeras as possibilidades que o mercado financeiro oferece, cabendo ao investidor analisar as melhores oportunidades, de acordo com seu objetivo.

Por fim, diante da liderança do Brasil no mundo agro, tanto nível nacional quanto internacional, a facilidade dos investimentos no mercado financeiro vem demonstrado ser de alta rentabilidade. Até mesmo pela variedade de ativos, o investidor, sobremaneira do varejo, consegue distribuir seu capital de maneira segmentada, conforme a sua estratégia.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Ibovespa fecha em alta e dólar recua

Rodrigo Mahbub Santana

Ibovespa fecha em alta e Taxa Selic mantida em 10,5%: Confira o resumo do dia

Rodrigo Mahbub Santana

Ibovespa e Dólar avançam com volatilidade pré-decisão do BC

Rodrigo Mahbub Santana

Ibovespa sobe e dólar reage às expectativas do Fed

Rodrigo Mahbub Santana

Ibovespa abre em queda e grandes indicadores estão com baixas

Paola Rocha Schwartz

Ibovespa recua e Desaprovação de Lula aumenta: Confira o resumo do dia

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário