Continua após o anúncio
A B3 divulgou nesta sexta-feira (16) a segunda prévia para a carteira teórica do Ibovespa que vai valer para o intervalo entre janeiro e abril do ano que vem.
O Ibovespa é o principal indicador de desempenho das ações negociadas na B3 e reúne as empresas mais importantes do mercado de capitais brasileiro. Foi criado em 1968 e, ao longo desses 50 anos, consolidou-se como referência para investidores ao redor do mundo.
Reavaliado a cada quatro meses, o índice é resultado de uma carteira teórica de ativos. É composto pelas ações e units de companhias listadas na B3 que atendem aos critérios descritos na sua metodologia, correspondendo a cerca de 80% do número de negócios e do volume financeiro do nosso mercado de capitais.
Assim, a bolsa excluiu IRB (IRBR3) e manteve Positivo (POSI3) de fora, sendo que nenhum papel foi incluído. Se essa lista for mantida na última prévia, o Ibovespa passará a contar com 90 ações. A saída da IRB do índice já era esperada.
Em relatório divulgado no final de novembro, a XP disse que o papel corria o risco de ser excluído e ser classificado como Penny Stock (ações com preço médio abaixo de R$ 1,00 no trimestre). Já a exclusão de Positivo já constava na primeira prévia do Ibovespa, divulgada em 1º de dezembro. O maior peso do índice permanece com a Vale (VALE3), com participação de 15,643%, fatia ainda maior do que os 14,194% atuais. Itaú (ITUB4) teve sua participação elevada dos atuais 5,992% para 6,144%, ocupando a posição de segundo ação de maior peso no índice. Na sequência aparecem Petrobras PN (PETR4), com peso de 5,499%, menor que os 7,343% atuais, enquanto Petrobras ON (PETR3) teve seu peso elevado para 5,038%, ante 4,829% da carteira atual.
A B3 divulga regularmente três prévias das novas composições dos índices: a 1ª prévia, no primeiro pregão do último mês de vigência da carteira em vigor; a 2ª prévia, no pregão seguinte ao dia 15 do último mês de vigência da carteira em vigor e a 3ª prévia, no penúltimo pregão de vigência da carteira em vigor.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.