Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Ibovespa em baixa: Vale e MRV sobem, enquanto Petrobras e setor financeiro caem

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Ibovespa cai após STF suspender julgamento de benefício tributário; Vale e MRV avançam, mas Petrobras e setor financeiro recuam.

O Ibovespa apresentou baixa nesta sessão, apesar de bons resultados das empresas Vale e MRV. A queda foi influenciada pela suspensão do julgamento de benefício tributário no STJ pelo ministro do STF André Mendonça. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, busca modificar a regra atual, visando limitar o benefício fiscal para investimentos e aumentar a arrecadação em cerca de R$ 85 bilhões.

A crise bancária externa também contribuiu para o cenário negativo, afetando índices como Dow Jones e S&P 500. Petrobras e setor financeiro tiveram queda expressiva, prejudicando o desempenho do Ibovespa.

Suspensão de julgamento tributário e crise bancária internacional impactam Ibovespa

Nesta sessão, o Ibovespa enfrentou baixa, mesmo com a alta das ações da Vale (VALE3) e MRV (MRVE3). A queda do índice foi impulsionada pela suspensão do julgamento de benefício tributário no Superior Tribunal de Justiça (STJ) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça. A medida é tratada como prioritária pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), que busca modificar a regra atual para limitar o benefício fiscal para investimentos e obter arrecadação adicional de cerca de R$ 85 bilhões.

Leia mais  Ibovespa inicia com queda e ativos buscam novos impulsos positivos

A crise bancária internacional também afetou o mercado, fazendo com que os investidores estrangeiros se mostrassem cautelosos. Os índices Dow Jones e S&P 500 caíram, enquanto o Nasdaq se beneficiou com o desempenho das grandes empresas de tecnologia.

No cenário nacional, a alta de 0,39% da Vale (VALE3) e de 6,89% da MRV (MRVE3) não foi suficiente para contrabalançar o peso das quedas de grandes empresas como Petrobras (PETR4), que recuou 1,26%; B3 (B3SA3), com queda de 4,66%; Bradesco (BBDC4), baixa de 1,46%; Itaú Unibanco (ITUB4), queda de 1,02%; PRIO (PRIO3), recuo de 3,32%; e Hapvida (HAPV3), menos 2,73%.

A queda do Ibovespa na sessão quase anulou todos os ganhos do índice em abril, que havia começado com fortes altas. A suspensão do julgamento tributário e a crise bancária internacional foram fatores decisivos para o desempenho negativo do mercado brasileiro.


Leia mais  Queda de Covid na China e Decisão do Copom ditam os rumos do Ibovespa nesta 4ªF; Confira destaques
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Ibovespa abre com baixa e sem impulsos, seus ativos iniciam sem ânimo

Paola Rocha Schwartz

Sem Ibovespa, índice em dólar do Brasil recua acompanhando perdas em Wall Street

Rodrigo Mahbub Santana

Ibovespa sobe com queda dos juros futuros; bolsas de NY fecham mistas

Rodrigo Mahbub Santana

Ibovespa abre com alta acompanhando os ganhos curtos de seus principais ativos

Paola Rocha Schwartz

XP vê Intelbras como oportunidade de investimento

Rodrigo Mahbub Santana

Ibovespa fecha em leve alta impulsionada por Petrobras e Vale

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário