Continua após o anúncio
O Ibovespa encerrou o dia em alta impulsionado pelo desempenho positivo das siderúrgicas e da Vale.
O Ibovespa encerrou o pregão com ganhos, contrariando a performance morna das bolsas em Nova York. O índice brasileiro fechou em alta de 1,34%, atingindo 119.672,78 pontos.
O bom desempenho foi impulsionado pelas empresas do setor siderúrgico, Petrobras e bancos. Além disso, as projeções favoráveis para o cenário econômico, divulgadas no boletim Focus, reforçaram a expectativa de corte da taxa Selic em agosto. A atenção dos investidores também esteve voltada para as tramitações da reforma tributária e do arcabouço fiscal em Brasília.
O volume financeiro do dia somou R$ 21,3 bilhões. Mesmo com a queda no preço do minério de ferro, siderúrgicas como #GOAU4, #GGBR4 e #CSNA3 se destacaram entre as maiores altas do índice. A Vale (#VALE3) também obteve uma valorização significativa. No mercado financeiro, os principais bancos apresentaram ganhos, com destaque para #SANB11. Por outro lado, as ações de #MRVE3, #RADL3 e #AZUL4 apresentaram queda.
Desempenho positivo das siderúrgicas e Vale impulsiona Ibovespa para fechamento em alta
O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira, encerrou o pregão de hoje com uma alta expressiva, contrariando a performance morna das bolsas em Nova York.
O índice brasileiro fechou em alta de 1,34%, atingindo 119.672,78 pontos. Os investidores foram impulsionados pelo bom desempenho das empresas do setor siderúrgico, bem como da Vale, gigante do segmento de mineração.
Mesmo com a queda no preço do minério de ferro, as ações de siderúrgicas como #GOAU4, #GGBR4 e #CSNA3 se destacaram entre as maiores altas do índice, apresentando ganhos de 3,72%, 3,72% e 2,91%, respectivamente. A Vale (#VALE3) também obteve uma valorização significativa, fechando o dia com um aumento de 3,13%.
Além das empresas do setor metálico, a Petrobras e os principais bancos brasileiros também contribuíram para o resultado positivo do Ibovespa. As ações da Petrobras (#PETR3 e #PETR4) registraram ganhos de 1,72% e 1,86%, respectivamente, mesmo diante da queda dos preços do petróleo no mercado externo. Os bancos tiveram um desempenho igualmente favorável, com destaque para #SANB11, que apresentou uma alta de 2,55%, seguido por #BBAS3 (2,00%), #ITUB4 (1,97%), #BBDC3 (1,30%) e #BBDC4 (1,28%).
Os investidores também mantiveram sua atenção voltada para as tramitações da reforma tributária e do arcabouço fiscal em Brasília, buscando sinais de possíveis mudanças no ambiente econômico e tributário do país. Além disso, as projeções positivas para o cenário econômico, divulgadas no boletim Focus, reforçaram a expectativa de um possível corte na taxa Selic em agosto, o que contribuiu para o otimismo dos investidores.
No entanto, nem todas as empresas tiveram um desempenho favorável. No campo negativo, as ações de #MRVE3 registraram uma queda de 3,11%, com o mercado reagindo à oferta subsequente de ações (follow-on). Em seguida, as ações de #RADL3 e #AZUL4 também apresentaram baixa, com perdas de 2,80% e 2,33%, respectivamente.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.