Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Imóvel pode ser um dos melhores investimentos do momento

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Representantes dos mercados imobiliário e financeiro avaliam vantagens e riscos de investir.

A ideia de que imóveis são boas opções para investir pode até ser antiga, mas não é ultrapassada. Segundo informações da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), o investimento é mais vantajoso em comparação com outras aplicações financeiras. Já a Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira (Abefin) destaca a oportunidade de assegurar bons retornos financeiros. Apesar das análises, é comum a dúvida sobre o momento certo para investir.

A taxa básica de juros Selic sofreu cortes recentemente, sendo fixada em 11,75% ao ano. A perspectiva é que, em 2024, haja uma nova redução para que ela chegue ao patamar de 9,25%, conforme os dados do Boletim Focus de dezembro. Sendo responsável por balizar os juros de financiamentos imobiliários, o cenário de queda se mostra favorável para a aquisição de um imóvel.

Os aspectos que fazem de casas e apartamentos uma boa opção para investimento incluem principalmente a segurança e o lucro. Quem pretende arrematar imóveis em leilão ou propriedades em outras modalidades de compra precisa conhecer quais são as vantagens e os riscos de investir antes de fechar negócio. 

Investimento pode ser acessível

Investir em imóveis significa comprar uma propriedade para obter lucro, seja com o aluguel ou a venda. Uma das principais preocupações em relação a esse tipo de investimento é a quantia em dinheiro necessária para fazer negócio. No entanto, a Abrainc afirma que a diversidade de opções no mercado tornou a alternativa mais acessível.

Dessa forma, é possível encontrar casas, apartamentos, terrenos e outros tipos de propriedade com preços variados. Além disso, o comprador também encontra diversidade nas formas de pagamento e modelos de compra, o que facilita o investimento no setor imobiliário. 
Quem escolhe um leilão de apartamentos e casas no Rio de Janeiro, por exemplo, tem acesso às opções mais acessíveis do que nas modalidades tradicionais. O segredo nesse tipo de negócio é saber buscar as oportunidades e encontrar maneiras de se destacar entre os demais investidores.

Potencial de valorização

Os imóveis também apresentam um bom potencial de valorização. Dependendo da localização, o valor da propriedade pode aumentar consideravelmente em comparação à compra. Isso é comum quando há o desenvolvimento econômico na região do entorno, seja por meio de obras de infraestrutura ou a chegada de empreendimentos comerciais.

Isso significa que uma pessoa que comprou uma casa por um determinado valor, anos atrás, pode vendê-la, hoje, por um preço muito maior devido à valorização que o imóvel sofreu com o tempo apenas por estar situado naquele local. 

Outra forma de garantir a valorização da propriedade é por meio de reformas e melhorias, já que o bom estado e a conservação também são fatores considerados na precificação.

Possibilidade de renda passiva 

Ter uma renda extra no final do mês pode ser um diferencial no orçamento familiar. Por esse motivo, outro benefício no investimento em imóveis é a possibilidade de assegurar uma renda passiva com o recebimento do aluguel. 

A renda pode ser usada para cobrir despesas relacionadas ao investimento, reinvestida para expandir o portfólio imobiliário, quitar dívidas e, até mesmo, aproveitar para ter momentos de lazer com a família.

A Abefin orienta que para fazer o melhor uso do dinheiro é preciso avaliar a situação financeira atual e entender como o recurso pode ser utilizado naquele momento, sendo que poupar e investir devem ser hábitos contínuos para quem deseja aumentar o patrimônio financeiro.

Segurança do investimento 

Todo investimento implica riscos, como informa a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). No entanto, os imóveis são considerados mais seguros, quando comparados às outras opções de renda variável. De acordo com a Anbima, a taxa de vacância e a inadimplência estão entre os principais problemas enfrentados pelo investidor.

Embora as oscilações da economia também sejam uma preocupação para quem investe, pois afetam diretamente o comportamento dos ativos, os imóveis mostram-se mais resilientes diante de crises financeiras. 

Segundo a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO), em momentos econômicos turbulentos, os outros tipos de investimento costumam ser mais vulneráveis. O órgão aponta que, ao estudar diversas crises que ocorreram em todo o mundo, é possível observar que os imóveis quase não sofrem impactos.

Controle e aumento do patrimônio 

Os imóveis mostram-se como uma forma de investimento segura, durável e rentável. Mas há, ainda, outro benefício: a possibilidade de aumentar o patrimônio. 

É comum ouvir dizer frases como “dinheiro gera dinheiro” e, no caso do mercado imobiliário, a máxima parece fazer sentido. Isso porque com o capital gerado nos imóveis investidos, a pessoa pode adquirir outras propriedades e manter o ciclo em movimento. 

Nesse processo, é possível diversificar o portfólio com residências, imóveis comerciais e as propriedades para temporadas em praias e regiões turísticas.  Com o passar do tempo, o investidor terá a possibilidade de criar um ciclo de rendimentos constante, aumentando o  patrimônio financeiro.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Deixe seu comentário