Guia do Investidor
economia 1609210425 0
Notícias

Índice de Liberdade Econômica 2024 demonstra estagnação no Brasil

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O Índice de Liberdade Econômica Estadual 2024 (IMLEE), estudo realizado pelo Centro Mackenzie de Liberdade Econômica (Mackliber) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), demonstrou um cenário de estagnação da liberdade econômica nas unidades federativas do Brasil, com média 4,38, a mesma registrada no ano passado. 

“A ideia do Índice, que tem caráter pioneiro, é uma medida numérica para ajudar a entender o ambiente de negócios para empreender, consumir e existir como agente econômico nas unidades da federação”, afirmou o coordenador do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica, professor Vladimir Maciel. 

Baseado na metodologia do Fraser Institute, o estudo avalia em uma escala de zero a dez, sendo zero o pior desempenho e dez o melhor desempenho. Foram avaliados os gastos dos governos subnacionais; a tributação nas unidades federativas; e a regulação e liberdade no mercado de trabalho. 

Leia mais  Caixa paga novo Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 8

As cinco primeiras unidades federativas no ranking geral são Espírito Santo, com 5,23, seguido de Rio de Janeiro, Amapá, Paraná e Pará. Os piores índices foram registrados no Piauí, Amazonas, Alagoas, Bahia e Pernambuco, com 3,48, ficando com a última colocação. Foi observado que as regiões Sul e Sudeste possuem maior liberdade econômica, enquanto Norte e Nordeste enfrentam maiores dificuldades. 

O IMLEE apontou, além da estagnação da média, a importância para orientação de políticas públicas, a necessidade em reduzir barreiras à liberdade econômica e os desafios que persistem em tributação e regulamentação trabalhista. 

“Estamos preocupados com a melhoria na liberdade econômica do Brasil, pois maior liberdade econômica significa mais facilidade de geração de atividade econômica, aumento de emprego e renda, além da redução da pobreza”, disse o professor Vladimir Maciel.


Leia mais  Caixa paga novo Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Fundos Imobiliários ainda são atrativos com Selic elevada?

Fernando Américo

Gol é o carro usado mais comercializado em 2024 na OLX

Fernando Américo

Receita Federal amplia alcance sobre criptomoedas com intercâmbio global

Fernando Américo

Brasil pode liderar pagamentos internacionais com cripto e blockchain

Fernando Américo

Adeus, panetone! 73% dos trabalhadores preferem ganhar vale-presente no Natal

Fernando Américo

Dívida com precatórios aumenta em 18 dos 26 estados e DF

Fernando Américo

Deixe seu comentário