Continua após o anúncio
Os índices de Wall Street fecharam mais um dia em alta, impulsionados pelo otimismo dos investidores em relação à estabilização da crise do sistema bancário e à expectativa de que o Fed mantenha as taxas de juros baixas em meio à desaceleração da economia e da inflação nos EUA.
Os índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq registraram altas de 0,43%, 0,57% e 0,73%, respectivamente, nesta quinta-feira (30). Para os investidores, a crise do sistema bancário americano parece ter se estabilizado, o que aumentou o apetite pelo risco e levou a uma busca por oportunidades no mercado de ações.
Além disso, os dados de atividade e inflação nos EUA divulgados recentemente mostraram uma desaceleração, o que tem mantido a expectativa de que o Fed mantenha suas políticas monetárias expansionistas por mais tempo. Para o analista Ajay Rajadhyaksha, do Barclays, os mercados financeiros estão precificando o “melhor dos dois mundos” – uma recessão que permite taxas baixas e redução da inflação, mas que não afete negativamente os lucros corporativos.
A estabilização da crise do sistema bancário nos EUA é uma notícia positiva para os investidores, que agora parecem estar mais dispostos a assumir riscos. No entanto, é necessário acompanhar de perto as políticas do Fed e a evolução da inflação nos EUA para avaliar a direção que os mercados financeiros vão tomar nos próximos meses.
A expectativa é que o Fed mantenha suas políticas monetárias expansionistas por mais tempo, o que pode continuar a impulsionar o mercado de ações nos EUA. No entanto, é importante lembrar que a economia mundial ainda está se recuperando da pandemia de Covid-19 a guerra na Ucrânia, além da crise bancária mencionada anteriormente e que as incertezas políticas e econômicas podem continuar a afetar os mercados financeiros nos próximos meses.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.