Continua após o anúncio
O CPI (inflação ao consumidor americano) de agosto registrou alta de 0,1% em comparação com julho de 2022. A expectativa de queda era de 0,1%; e alta de 8,3%, na comparação anual ante expectativa de 8,1%.
“O núcleo que exclui preços de energia e alimentos também bem veio acima do esperado em ambas as leituras – alta de 0,6% e 6,3% ante expectativas de 0,3% e 6,1% na comparação mensal e anual. Alimentos e energia continuam sendo os segmentos de maior oscilação, mas a abertura do dado mostra inflação nos diferentes segmentos”, explica William Castro Alves, estrategista-chefe da Avenue Securities.
William explica que a reação imediata do mercado foi negativa, com queda dos índices de ações e elevação das treasuries. Segundo ele, o resultado espalhou mau humor no mercado, com o índice Dow Jones cedendo 400 pontos ou 1,3%; o S&P cedendo 1,7% e o Nasdaq 2,3%.
O dado reforça os comentários recentes dos dirigentes do Fed de que há muito trabalho a ser feito no sentido de controlar a inflação. Segundo Castro Alves, fica implícita a ideia de que os juros devem continuar subindo e, segundo últimas declarações, podem permanecer num patamar elevado até que o trabalho de trazer a inflação novamente ao centro da meta de 2% de volta.
“O cenário de elevação de 75basis para reunião da semana que vem (21) é hoje o cenário base; para a reunião de novembro por ora as apostas ainda são de mais 50basis”, finaliza.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.