Guia do Investidor
close up education economy objects (1)
Notícias

Investir em dólar vale a pena? Entenda

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Você já ouviu falar em investimentos em moedas estrangeiras? Veja como isso funciona quando o assunto é o dólar americano

O mundo dos investimentos é diverso e demanda conhecimento e acompanhamento constante de notícias micro e macroeconômicas, finanças de empresas, além de aspectos políticos que impactam diretamente o câmbio de moedas em todo o mundo.

O Brasil é um país que passa por altos e baixos economicamente, o que deixa tanto a economia nacional quanto a moeda do país mais expostas a variações sensíveis. Por isso, muitos investidores optam por investir em dólar. Veja mais sobre essa estratégia, suas vantagens e que cuidados tomar.

Cotação do dólar

Nos últimos anos, a cotação do dólar em relação ao real brasileiro vem batendo recordes. Uma valorização dessa moeda tende a afetar a inflação em vários países, como no Brasil, que trabalha com importações de vários produtos (com destaque para eletrônicos) e exportação de várias commodities. Além disso, alguns itens têm  seu preço cotado em dólares no mercado internacional, como é o caso da gasolina.

Se, em 2014, o dólar chegou a ser cotado a menos de 4 reais, em 2024 esse cenário é impensável e o dólar se mantém acima de 5 reais há um bom tempo. Aliás, muitos analistas sugerem que parte do seu patrimônio esteja dolarizado como forma de se proteger contra a desvalorização contínua da moeda brasileira e da volatilidade do câmbio.

Vantagens e cuidados

No que se refere à estratégia de investimento, é possível comprar dólares de forma recorrente, ou seja, fazer as compras de pequenas quantias todos os meses ao longo do tempo, assim, o preço médio que você paga fica menor que o preço atual.

Renda fixa ou variável?

A escolha entre investimentos de renda fixa ou variável depende do suitability e dos objetivos financeiros de cada investidor. Quem investe em renda fixa em dólar conta com a queda de juros e com uma certa estabilidade na taxa de juros, sem oscilações enormes.

Um ponto consensual no mundo dos investimentos é: a diversificação entre diferentes classes é fundamental, pois reduz o risco de prejuízo. Pois um investimento que esteja em alta pode compensar a desvalorização de outra opção, protegendo assim o seu patrimônio.

Tipo de empresas

Se você optar por investir em empresas, outro detalhe importante a considerar é em que tipo você deseja investir e de quais segmentos. O setor de tecnologia é um dos mais visados.

As big techs seguem sendo referência entre inovações tecnológicas, ainda mais após o boom da inteligência artificial (IA) — especialmente em negócios do tipo B2C. A união entre essas duas áreas (companhias para o consumidor final e uso de IA) está em alta e tem trazido grandes movimentações financeiras e expectativas, tanto para investidores quanto para empresas.

Investir em moedas estrangeiras é um processo complexo, pois o câmbio é sensível a fatores externos. Isso ocorre por causa do fluxo de capital estrangeiro. Investidores costumam movimentar suas carteiras para moedas consideradas mais seguras (como o dólar americano) e toda essa movimentação impacta a taxa de câmbio. Por isso, busque profissionais para te assessorar nesse processo e te ajudar a selecionar os melhores investimentos.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Deixe seu comentário