Continua após o anúncio
A Espaçolaser, maior rede de depilação do Brasil, revelou sua intenção de lançar IPO com previsão para janeiro de 2021.
De acordo com o portal Brazil Journal, fontes a par do assunto informaram que a oferta pública inicial pretende levantar cerca de R$ 2 bilhões.
Além disso, metade desse recurso será destinado para o caixa da empresa para a estratégia de compra de seus franqueados. Aliás, o plano se parece com o executado pelo Burger King Brasil, por meio de seu IPO, em 2017.
Em conclusão, os coordenadores da oferta são Itaú BBA, Santander e Goldman Sachs.
Perfil da Espaçolaser
A Espaçolaser começou sua trajetória em 2002, sob a iniciativa do dermatologista Ygor Moura.
Nesse sentido, o médico enxergou uma oportunidade de aumentar escala em um procedimento que já realizava no consultório: a depilação definitiva a laser.
Sendo assim, o médico juntamente com seus dois cofundadores, Paulo Morais e Tito Pinto, buscaram parceiros para financiar o equipamento e uma plataforma.
Dessa maneira, o primeiro apoio veio com a entrada na sociedade do empresário José Carlos Semenzato, especialista em franquias e dono do Grupo SMZTO. Por meio dele, os fundadores conseguiram a participação de Xuxa Meneghel como acionista do negócio, bem como garota-propaganda até hoje.
Além disso, em 2016, o fundo de private equity L Catterton comprou 33% da companhia, reforçando o potencial da empresa em um período que possuía apenas 70 lojas.
Dados recentes
Atualmente, a Espaçolaser conta com 550 unidades ao todo. Dentre suas clínicas, em 2018, a Espaçolaser iniciou nova expansão abrindo sua primeira unidade na Argentina. Ao mesmo tempo, a companhia também é dona do Estúdio Face, voltada para procedimentos estéticos, como botox, por exemplo.
Para se ter noção, o número de lojas da Espaçolaser é sete vezes superior que a Via Laser, a segunda colocada, sendo uma diferença considerável.
Além disso, a companhia possui faturamento de R$ 1,2 bilhão por ano, com crescimento entre 35% a 40% a.a. de sua receita nos últimos cinco anos.
Nesse sentido, as fontes do Brazil Journal informaram margem de EBITDA acima de 30%. Ao mesmo tempo, considerando o alto preço dos tratamentos e a baixa metragem das lojas, o ROIC chega a ser acima de 50%, um dos maiores do setor de serviços.
Ademais, o potencial de crescimento da empresa se mostra interessante, visto que a depilação a laser representa 5% de todo o mercado de depilação.
Por fim, o calendário de novas empresas na B3 em 2021 começa a dar os primeiros sinais com o IPO da Espaçolaser.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.