Continua após o anúncio
Uma das principais casas de análise de risco político do mundo está dando a vitória do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva como certa nas eleições presidenciais, que começam neste domingo (02).
Para a Eurasia, o atual presidente Jair Bolsonaro está falhando em conter a “arrancada final” de Lula, o que deixa o petista mais perto de conquistar uma vitória em 2 de outubro, de acordo com Christopher Garman, diretor-executivo da Eurasia para Américas.
“A chance que damos de 70% de o Lula ganhar as eleições tem um viés para cima, pois o ímpeto visto na semana passada com o ‘voto útil’ não mudou”,
Disse Garman em entrevista no escritório da Bloomberg News em São Paulo, referindo-se à mudança de voto de eleitores para um candidato que enxergam como tendo melhores chances de vencer a disputa.
“Isso é um mau sinal para Bolsonaro.” Pesquisas recentes mostram o apoio a Lula em alta nos últimos dias de campanha, e algumas pesquisas colocam o ex-presidente de esquerda perto de obter mais de 50% dos votos válidos – que excluem brancos ou nulos -, exatamente do que ele precisa para evitar um segundo turno.
É um resultado que não acontece em uma corrida presidencial brasileira desde 1998, quando o então presidente Fernando Henrique Cardoso foi reeleito. Nem mesmo Lula, no auge de sua popularidade, conseguiu uma vitória em primeiro turno quando foi escolhido para um segundo mandato em 2006.
O canditado do PT segue liderando as principais pesquisas e análises de voto divulgadas na última semana pré-eleição.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.