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A JBS, gigante do setor de alimentos, deu início à construção da primeira fábrica em escala comercial de carne cultivada da BioTech Foods, empresa da qual a JBS é sócia majoritária, na Espanha. Segundo a JBS, a unidade será a maior do mundo em produção de carne cultivada em laboratório. A previsão é que, até meados de 2024, a fábrica seja capaz de produzir mais de mil toneladas de proteína cultivada por ano, podendo expandir sua capacidade para 4 mil toneladas anuais a médio prazo.
Essa iniciativa visa diversificar ainda mais o portfólio de produtos da JBS, que já é a maior produtora global de carnes e atua nas principais proteínas animais. A nova fábrica da BioTech Foods coloca a JBS em uma posição única para liderar esse segmento e aproveitar a onda de inovação no setor de proteína cultivada, afirmou Eduardo Noronha, diretor da Unidade de Negócios de Valor Agregado da JBS USA e um dos responsáveis pela estratégia de proteína cultivada da empresa.
A JBS detém 51% das ações da empresa espanhola BioTech Foods, líder europeia no setor de proteína cultivada. A unidade está sendo construída em San Sebastián. A fábrica permitirá à BioTech Foods oferecer proteína cultivada como um produto inovador, atendendo à demanda dos consumidores por alimentos saudáveis, saborosos e sustentáveis, de acordo com Noronha.
A carne cultivada em laboratório, produzida a partir de células de animais em tanques de aço, tem despertado interesse no setor alimentício como uma forma de atender à crescente demanda global por alimentos até 2050. A JBS tem apostado nessa tendência e vem anunciando investimentos no setor nos últimos anos. Além da fábrica na Espanha, a empresa irá construir um centro de pesquisa e desenvolvimento de biotecnologia e proteína cultivada em Florianópolis, com um investimento estimado de US$ 60 milhões, com o objetivo de desenvolver tecnologia 100% brasileira para produzir proteínas alternativas.
A JBS planeja expandir gradualmente a capacidade produtiva da BioTech Foods para atender à crescente demanda dos consumidores em mercados-chave, como Austrália, Brasil, União Europeia, Japão, Cingapura e Estados Unidos. Com essa iniciativa, a empresa reafirma seu compromisso com a produção sustentável e busca impulsionar a segurança alimentar global, oferecendo opções de proteínas inovadoras e alinhadas com as demandas dos consumidores.
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