Continua após o anúncio
O presidente da República Centro-Africana, Faustin-Archange Touadéra, declarou que pode mudar a lei do bitcoin aprovada no país, abrindo a legislação para que outras criptomoedas sejam aceitas no território.
Ele fez o anúncio na última sexta-feira (20), e afirmou que o país buscará se abrir ainda mais para o mundo.
Para isso, 15 especialistas em 5 ministérios do país investigarão o mercado de criptomoedas e tokens.
Eles devem anunciar em breve os resultados e quais novos produtos e serviços podem surgir com as tecnologias blockchain. Apesar disso, o presidente afirma que seguirá atento ao bitcoin, já que em 2022 tornou a moeda digital uma moeda de curso legal no país.
El Salvador aprova lei histórica para emissão de títulos lastreados em Bitcoin
Outro país que está investindo pesado na adoção e uso do Bitcoin é o El Salvador
O país aprovou esse mês uma lei que fornece a estrutura legal para a emissão de títulos lastreados em Bitcoin.
Conhecidos como “Volcano Bonds”, os títulos lastreados em Bitcoin serão usados para pagar as dívidas soberanas e financiar a construção da “Bitcoin City”.
O projeto foi aprovado em 11 de janeiro com 62 votos a favor e 16 contra e deve se tornar lei depois de ser ratificado pelo Presidente Bukele.
A lei também cria uma agência específica para cuidar dos fundos de criptomoedas, a Administradora de Fundos Bitcoin (AFB). Caberá a esta agência cuidar de todos os aspectos relacionados a ativos digitais no país.
O governo de El Salvador passa a poder emitir ativos digitais de qualquer natureza e a lei permite a possibilidade de o estado salvadorenho tomar empréstimos por meio da emissão de ativos digitais.
A AFB ficará a cargo de administrar todos os recursos que o governo captar através da emissão de ativos digitais como dívidas e decidir o destino dos fundos arrecadados.
Esta é uma grande passo para a adoção de criptomoedas no país e pode ser um exemplo para outras nações a seguir.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.