Notícias

Marco Legal das Garantias amplia oportunidades de negócio para instituições financeiras

Dimensa, empresa referência em tecnologias para operações financeiras, dispõe de solução de core banking com módulo adequado ao controle de garantias.

Foto/Reprodução GDI
Foto/Reprodução GDI

Dimensa, empresa referência em tecnologias para operações financeiras, dispõe de solução de core banking com módulo adequado ao controle de garantias.

Na última semana, o Governo Federal instituiu o “Marco Legal das Garantias”, que reformula as regras sobre as garantias a serem dadas em empréstimos, ampliando a promoção de crédito e facilitando o uso de bens para este fim. Uma das principais mudanças é a possibilidade de utilização de um mesmo imóvel como garantia na solicitação de crédito em mais de uma instituição financeira. Portanto, se avaliado o imóvel e o valor comportar, um novo crédito poderá ser concedido, tendo como prioridade de execução da dívida a primeira instituição.

Neste novo cenário, bancos e instituições financeiras entram em uma dinâmica mais competitiva e propícia para novos negócios, já que o cliente final passa a ter a possibilidade de contratar crédito em mais de uma empresa. A Dimensa, empresa referência em tecnologias para operações financeiras, acompanha as mudanças legais e fiscais deste mercado para ajudar seus clientes a expandirem as possibilidades de negócio, além de fornecer sistemas de ponta a ponta para operações financeiras que simplificam a gestão de crédito.

Em seu produto de Core Banking há um módulo de Gestão de Garantias que facilita o controle sobre todos os aspectos ligados às garantias exigidas na concessão de crédito, desde o cadastramento dos bens até a visualização e controle sobre a depreciação das garantias, mantendo uma operação contábil saudável e dentro dos conformes legais.

Dessa forma, as instituições financeiras não somente se adequam à nova lei, como conseguem trazer inteligência para todo o processo. O sistema oferecido pela Dimensa permite identificar facilmente se o bem em questão já está sendo utilizado como garantia, e, com o uso de inteligência de dados, garantir segurança e melhores oportunidades tanto para quem oferece o crédito quanto para o usuário do mesmo.