Guia do Investidor
melhores apps para controle financeiro
Guias

Melhor aplicativo controle Financeiro, de Gastos e Investimentos em 2024

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Entendemos a importância de administrar nosso dinheiro quando vemos a fatura do cartão no final do mês e percebemos que gastamos como se fôssemos filhos do Silvio Santos. Então, é nesse exato momento que precisamos tomar as rédeas da nossa vida financeira, e começar a organizar nossas economias. Assim, para isso, vamos ver qual o melhor aplicativo de controle financeiro e de investimentos gratuitos que podem nos ajudar a gerenciar nossa renda.

Entendemos a importância de administrar nosso dinheiro quando vemos a fatura do cartão no final do mês e percebemos que gastamos como se fôssemos filhos do Silvio Santos. Então, é nesse exato momento que precisamos tomar as rédeas da nossa vida financeira, e começar a organizar nossas economias. Assim, para isso, existem diversos app de finanças pessoais gratuitos que podem nos ajudar a gerenciar nossa renda.

Atualmente, é possível encontrar diversos apps para controlar nossas finanças pessoais. Contudo, existem alguns que nos trazem mais dor de cabeça do que a nossa própria desorganização financeira. Portanto, o ideal é conhecer esses apps e entender o método de funcionamento de cada um deles. Então vamos saber mais sobre o assunto e conhecer quais são esses aplicativos de finanças pessoais.

Índice de conteúdo

Melhor Aplicativo de Controle Financeiro: Qual a importância de fazer o controle?

Melhor Aplicativo de Controle Financeiro
Melhor Aplicativo de Controle Financeiro e de Investimentos

Antes de tudo, é preciso se conscientizar da importância de saber controlar as suas finanças pessoais, pois inicialmente, essa atitude é o que irá gerar renda e te dar uma visão ampla dos seus gastos e economias. Por esse motivo é imprescindível buscar métodos que possam auxiliar nessa tarefa.

Sendo assim, um deles é através dos apps de finanças pessoais, que tem se expandido cada vez mais em todo o mundo. Então, mediante a sua praticidade, é possível gerenciar suas contas, gastos e finanças de maneira consistente.

Esse tipo de software consegue substituir os métodos manuais que eram utilizados antigamente. Dessa forma, essa tarefa ficará mais rápida, prática e melhor gerenciada. E com tantas opções, basta escolher um dos aplicativos mencionados abaixo, para que possamos ter maior facilidade nas nossas finanças pessoais.

O controle de gastos e bom gerenciamento são fundamentais, pois através desse dinheiro bem guardado é possível se aposentar com maior tranquilidade ou realizar sonhos. Certamente o que é guardado hoje reflete no futuro, e por isso muitas pessoas planejam tudo com antecedência.

Atualmente, quase todas as pessoas possuem celulares e dispositivos móveis que permitem a instalação dos apps. Dessa forma, ficou ainda mais fácil e prático controlar suas finanças.

Por fim, o ideal é buscar um aplicativo que possa te auxiliar mais, e que seja de fácil entendimento.

E se não controlar…

Caso não exista um controle de finanças pessoais, é possível enfrentar várias consequências negativas, como endividamento excessivo, dificuldades para pagar as contas, atrasos nos pagamentos, falta de dinheiro para cobrir despesas essenciais, estresse financeiro e emocional, impacto negativo na saúde mental e física, e até mesmo perda de bens e propriedades em casos extremos, como falência pessoal.

Além disso, pode-se perder oportunidades de investimento, poupança e crescimento financeiro, o que pode afetar no futuro financeiro e qualidade de vida. Por isso, é importante manter um controle adequado das nossas finanças pessoais e evitar gastos desnecessários e impulsivos.

Quando não controlamos nossas finanças pessoais, é fácil gastar mais dinheiro do que ganhamos, usando cartões de crédito para cobrir nossas despesas e criando uma bola de neve de dívidas que pode levar anos para ser paga.

Por isso, é importante aprender a gerenciar nossas finanças pessoais desde cedo, desenvolvendo habilidades como planejamento financeiro, controle de gastos, negociação de dívidas e investimentos. Isso pode nos ajudar a alcançar nossos objetivos financeiros e ter uma vida financeira mais saudável e tranquila.

Leia mais  Aplicativos em alta: 5 em cada 10 brasileiros fazem investimentos pelo celular

Melhor Aplicativo de Controle Financeiro: o que são?

Primeiramente, os aplicativos que são voltados para as finanças pessoais, são aqueles que realizam a gestão para o seu usuário. Ou seja, tem a função não só de controlar nossas finanças, mas também materializar nossas metas. Isso porque esse controle monetário pode nos ajudar a avaliar nossa vida financeira. Por exemplo: onde estamos gastando muito, ou em que momento podemos arriscar em um investimento. Além disso, podemos definir aqueles itens da nossa vida pessoal que merecem mais a nossa atenção.Em resumo, ele nos ajuda a:

  • Visualizar nosso padrão de consumo
  • Organizar nossos projetos
  • Planejar nossos recebimentos e nossas despesas
  • Nos preparar para imprevistos, e
  • Consumir de forma planejada

Desse modo, se a pessoa não consegue controlar corretamente seus gastos, eles podem nos ajudar.

Por muito tempo esse foi o papel do Excel que foi muito utilizado anteriormente, mas que atualmente deu espaço aos apps que conseguem ser muito mais funcionais. Então, o ganho de tempo e a praticidade são muito maiores do que fazer tudo manualmente.

Portanto, esses aplicativos são fundamentais para quem busca um melhor controle das suas finanças pessoais. E então, nos próximos tópicos vamos conhecer alguns desses apps.

Melhor Aplicativo de Controle Financeiro: Vantagens e Desvantagens Gerais

Antes de vermos quais as opções de app de finanças pessoais, vamos entender as vantagens e desvantagens gerais desse tipo de serviço.

Melhor Aplicativo de Controle Financeiro: Vantagens

  • Permitem que você acompanhe seus gastos e receitas de forma mais fácil e organizada;
  • Ajudam a controlar melhor suas finanças e a economizar dinheiro;
  • Oferecem dicas e orientações financeiras para melhorar sua situação financeira;
  • Alguns permitem que você faça investimentos em diferentes tipos de ativos financeiros;
  • Podem enviar alertas para que você não se esqueça de pagar as contas e evite taxas e juros extras.

Melhor Aplicativo de Controle Financeiro: Desvantagens

  • Alguns aplicativos podem ter custos para serem utilizados, principalmente os mais completos;
  • A precisão dos dados pode depender da sua própria alimentação e categorização das despesas;
  • Pode haver preocupações com privacidade e segurança dos seus dados financeiros;
  • Dependendo do aplicativo, pode haver limitações nas funcionalidades disponíveis;
  • É importante ter em mente que nenhum aplicativo de finanças pessoais pode substituir uma orientação financeira personalizada e completa.

Porém, vale lembrar que cada app de finanças pessoais tem suas próprias funções, e nem todos os recursos que falamos acima estarão disponíveis em todos os aplicativos. Por isso, é importante avaliar quais são suas necessidades e buscar o aplicativo que melhor atenda a elas.

Outro ponto importante a ser considerado é a segurança dos seus dados financeiros. É essencial escolher um aplicativo de confiança e tomar medidas para proteger suas informações financeiras, como o uso de senhas seguras e a verificação de se a empresa responsável pelo aplicativo tem uma política clara de privacidade.

Também é importante destacar que os aplicativos de finanças pessoais não substituem uma orientação financeira personalizada e completa. Eles podem ser uma ferramenta útil para auxiliar na gestão do seu dinheiro, mas não substituem o acompanhamento de um profissional especializado, como um planejador financeiro.

Mobills – Melhor Aplicativo de Controle Financeiro

Melhor Aplicativo de Controle Financeiro
Melhor Aplicativo de Controle Financeiro e de Investimentos

Em primeiro lugar, vem o Mobillis. Esse app muito conhecido na categoria, serve para efetuar o controle dos gastos e possui boa avaliação no Google Play. Além disso, está disponível para várias plataformas, tais como:

  • Web
  • Android
  • iOS
  • Windows Phone

Primeiramente, os dados do usuário ficam armazenados dentro de uma nuvem, e com isso podem ser acessados de vários locais. Além disso, todas as suas despesas e receitas serão armazenadas em várias categorias.

Também, são gerados diversos gráficos e relatórios dessas transações que são feitas diariamente. Outro ponto importante é que o app permite o cadastro dos cartões de crédito. Nesse sentido, será possível ter o acompanhamento das despesas e da fatura sem perder o controle delas. Do mesmo modo, podemos verificar se o limite está sendo alcançado e receber fatura por e-mail (vencimento).

Por fim, o mesmo consegue ler notificações dos seguintes bancos:

  • Nubank
  • Digio
  • Neon
  • Santander Way

Desvantagens de acordo com usuários:

  • Problemas de sincronismo com os cartões de crédito;
  • Desorganização com as transações.

Avaliação do App

Google Play: Nota 3,9/5. Clique aqui para baixar.

App Store: Nota 4,7/5. Clique aqui para baixar.

Fortuno App – Melhor Aplicativo de Controle Financeiro

Melhor Aplicativo de Controle Financeiro
Melhor Aplicativo de Controle Financeiro e de Investimentos

O segundo app da nossa lista é o Fortuno, que atua controlando as suas finanças de maneira eficaz. Ele serve tanto para adicionar as entradas de dinheiro de sua renda, quanto para gastos em dinheiro, débito ou cartão de crédito.

O Fortuno funciona como um gerenciador financeiro manual, onde todos os gastos são inseridos por você na sua conta. Assim, o controle financeiro feito por você mesmo acaba “pesando mais” e você fica efetivamente no controle. O Fortuno não tem integração com bancos e cartões de crédito.

Por outro lado, você pode apenas registrar o que entra ou sai das suas contas, que e o Fortuno já cria os relatórios personalizados. Como resultado, é um dos apps com uma das melhores pontuações na PlayStore.

Em suma, ele é bastante amplo e atua de forma rápida e bem fácil, e ainda tem diversos temas de cores para você personalizar. O app está disponível para iOS e Android.

Desvantagens de acordo com usuários:

  • Pequenos bugs;
  • algumas dificuldades de login.

Avaliação do app

Google Play: Nota 4,3/5. Clique aqui para baixar.

Leia mais  C6 Bank fará transferências por SMS e WhatsApp

App Store: App não disponível na app store.

Controle financeiro pessoal – Melhor Aplicativo de Controle Financeiro

Melhor Aplicativo de Controle Financeiro
Melhor Aplicativo de Controle Financeiro e de Investimentos

Apresentando fácil visibilidade, simplicidade e praticidade, o Controle financeiro pessoal é outra boa opção para administrar suas economias, e também possui ótima pontuação na PlayStore. Algumas das opções que vem inseridas nele são:

  • o Tela inicial: onde as despesas são listadas, respeitando o mês e o ano;
  • Tela Cadastro: onde é cadastrado as despesas, Também é possível cadastrar despesas fixas ou parceladas;
  • Tela detalhes: detalhes da descrição, valor, data de vencimento e status (paga ou pendente). Também sendo possível excluir ou editar.

Desvantagens de acordo com usuários:

  • Interface simplista.
  • Obs: Pouquíssimas críticas.

Avaliação do App

Google Play: Nota 4,9/5. Clique aqui para baixar.

App Store: Nota 4/5. Clique aqui para baixar.

Minhas Economias – Melhor Aplicativo de Controle Financeiro

Melhor Aplicativo de Controle Financeiro
Melhor Aplicativo de Controle Financeiro e de Investimentos

Em seguida, temos esse outro app incrível, que é o Minhas economias. Também, serve para controlar suas finanças e é bom para criar consciência financeira, e ajudar com futuros investimentos. Dessa maneira, o mesmo preza por um visual intuitivo, e que auxilia a controlar com um software ágil.

Bem como os outros, ele também é gratuito, e sua interface agrada aos usuários. Além disso, tem uma opção bastante prática que é a divisão por categoria: Nela você pode separar os gastos como alimentação, casa, lazer deixando mais fácil, então, sua visibilidade de onde você precisa economizar mais.

Enfim, o Minhas economias pode ser utilizado em celulares Android, e também os iOS.

Desvantagens de acordo com os usuários:

  • Desorganização na última atualização, porém foram feitos os devidos ajustes, e o aplicativo segue sendo um dos queridinhos dos usuários.

Avaliação do App

Google Play: Nota 4,5/5. Clique aqui para baixar.

App Store: Nota 4,7/5. Clique aqui para baixar.

CoinKeeper – Melhor Aplicativo de Controle Financeiro

coink
Melhor Aplicativo de Controle Financeiro e de Investimentos

O CoinKeeper é bem divertido, auxilia no planejamento das finanças pessoais, além de enviar lembretes diários. Com isso, a pessoa será alertada e controlará bem melhor os seus gastos.

Dessa forma, o mesmo também consegue avaliar as despesas por categorias, mostrando os gastos excessivos do usuário. Por fim, o app esta disponível para as plataformas Android e iOS.

Desvantagens de acordo com usuários:

  • Melhores benefícios na versão paga.
  • Não possui integração com bancos digitais.

Avaliação do App

Google Play: Nota 4/5. Clique aqui para baixar.

App Store: Nota 4,6/5. Clique aqui para baixar.

Minhas finanças App – Melhor Aplicativo de Controle Financeiro

minhas financas
Melhor Aplicativo de Controle Financeiro e de Investimentos

Outro app que tem uma alta pontuação na PlayStore, é o Minhas Finanças. O app que foi lançado em 2013 é pode ser usado tanto em Android, quanto o Iphone.

Um ponto interessante a respeito dele,além da opção gratuita, é que nele você paga apenas uma vez, sem necessidade de uma assinatura permanente, ou seja, sem taxas por mês. Isso através do recurso Premium.

O app importa SMSs e notificações de apps como Itaú, Bradesco, Caixa Econômica, Nubank, Banco Inter, e muitos outros.

Suas vantagens incluem:

  • Controle de todo e qualquer tipo de renda;
  • Controle de despesas e receitas;
  • Informações sobre sua economia mensal e anual; controle de cartões de crédito;
  • Extrato detalhado para cartões de crédito;
  • Customização completa da tela inicial do app com as informações mais relevantes;
  • Exportação de dados para Excel, PDF, CSV e HTML. Além de outras funcionalidades.

Desvantagens de acordo com usuários:

  • Lentidão no programa.
  • Fechamento do aplicativo sem qualquer aviso.

Avaliações do App

Google Play: Nota 4,8/5. Clique aqui para baixar.

App Store: App não disponível na App Store.

Money Lover – Melhor Aplicativo de Controle Financeiro

money lover
Melhor Aplicativo de Controle Financeiro e de Investimentos

Esse app apresenta um estilo bem parecido com os dos outros mencionados antes. Mas, a aparência dele é bem melhor frente aos concorrentes do mesmo setor.

Além disso, para quem assinar um plano pago, ele trará muitos benefícios úteis e que são de grande valia. Com uma solução agregada, o mesmo resolve qualquer problema que tenha relação ao dinheiro. O mesmo poderá ser adquirido para Android, iOs e Windows Phone.

Desvantagens de acordo com usuários:

  • Falhas de tradução
  • Não possui função para cartão de crédito
  • Sem função para parcelamento

Avaliação do App

Google Play: Nota 4,2/5. Clique aqui para baixar.

App Store: Nota 4.5/5. Clique aqui para baixar.

Organizze – Melhor Aplicativo de Controle Financeiro

apps
Melhor Aplicativo de Controle Financeiro e de Investimentos

Tendo uma interface muito mais fácil e simples, o Organizze mantém as seguintes características:

  • Não realiza coleta dos dados bancários
  • Sua comunicações é bastante segura
  • Dados criptografados
  • Funciona mesmo sem internet

Além disso, o mesmo é gratuito e possui uma opção para se tornar premium, aumentando os itens do relatório. Esta disponível para o Android e também para o iOS.

Desvantagens de acordo com usuários:

  • lentidão em lançamentos e transições
  • Bugs na fonte (letras)

Avaliação do App

Google Play: Nota 4,2/5. Clique aqui para baixar.

App Store: Nota 4,6/5. Clique aqui para baixar.

Orçamento Fácil – App Finanças Pessoais

apps de finaças pessoais
Melhor Aplicativo de Controle Financeiro e de Investimentos

Para controlar bem as suas finanças o app Orçamento Fácil é o ideal e ele permite diversas funções, como vários tipos de gráficos e um útil calendário, para ver melhor seu fluxo de dinheiro. Desse modo, consegue fazer com que a pessoa poupe, e seu design é bem moderno e otimizado.

Uma das principais funções do Orçamento Fácil é poder cadastrar suas receitas e despesas de forma rápida e fácil. Com apenas alguns toques na tela, você pode registrar seus gastos e receitas, e categorizá-los de acordo com suas necessidades.

Leia mais  Banco Pan lança conta digital grátis

O app também oferece gráficos e relatórios para que você possa visualizar o seu orçamento de maneira clara e intuitiva. É possível ver seus gastos por categoria, acompanhar a evolução do seu saldo mensal e identificar onde você está gastando mais ou menos dinheiro.

Outra vantagem do Orçamento Fácil é que ele é gratuito e não tem anúncios. Isso quer dizer que você pode usá-lo sem se preocupar com propagandas que possam distrair ou atrapalhar sua utilização. Seja para a versão Android ou para iOS sua interface é muito prática e funcional, gerando muitas vantagens.

Desvantagens de acordo com usuários:

  • Não intuitivo

Avaliação do App

Google Play: Nota 4,6/5. Clique aqui para baixar.

App Store: Nota 4,4/5. Clique aqui para baixar.

Kinvo – App Finanças Pessoais

Melhor Aplicativo de Controle Financeiro e de Investimentos

O Kinvo é um app de gestão de investimentos que tem como objetivo ajudar as pessoas a cuidarem de seus investimentos de forma mais fácil e eficiente. Ele é um dos apps mais populares no Brasil e conta com mais de 2 milhões de usuários.

Uma das principais funções do Kinvo é poder sincronizar suas contas de investimentos em um só lugar. Isso permite que você tenha uma visão geral dos seus investimentos, veja suas rentabilidades em tempo real e identifique onde estão seus maiores ganhos ou perdas. Além disso, o Kinvo oferece gráficos e relatórios personalizados para que você possa visualizar o desempenho de maneira mais clara e intuitiva.

Esse app também oferece ferramentas para ajudar a tomar decisões de investimento mais inteligentes. Por exemplo, é possível criar uma carteira personalizada com base no seu perfil de investidor e objetivos financeiros. O app também oferece análises de mercado, notícias e informações sobre ações e fundos de investimentos para que você possa tomar decisões mais informadas.

Enfim, ele também protege os dados dos clientes, usando criptografia para maior segurança. Em resumo, o Kinvo é um app de finanças pessoais completo e fácil de usar que oferece diversas coisas para ajudá-lo a gerenciar os investimentos de forma mais inteligente e eficiente. Com ele, você pode acompanhar tudo em tempo real, criar carteiras diversificadas, receber sugestões e acessar análises de mercado para tomar decisões mais informadas.

Desvantagens de acordo com usuários:

  • Tem uma interação com CEI ruim
  • Difícil de usar
  • Presença de Bugs

Avaliação do App

Google Play: Nota 3,9/5. Clique aqui para baixar.

App Store: Nota 4,6/5. Clique aqui para baixar.

Gastos: gestor de orçamento – App Finanças Pessoais

apps de finanças gratuitos
Melhor Aplicativo de Controle Financeiro e de Investimentos

Por último, mas não menos importante, temos o app: Gastos – gestor de orçamentos está disponível para o Android e também iOS. O app mais bem pontuado na plataforma da PlayStore na categoria finanças, conta com diversos benefícios. Bem como, interface clara, tela ilustrativa, explicações detalhadas sobre relatórios, segurança e lembretes. Igualmente, é um app de finanças gratuito e seus mecanismos realizam diversas funções nas suas finanças pessoais.

Juntamente com todas essas vantagens, o app também conta com a opção Multimoedas, que suporta várias moedas, e mostra as taxas de câmbio em tempo real. Dessa forma, proporciona comodidade no uso durante viagens ao exterior, caso receba receitas em moedas estrangeiras, etc.

Assim também, está disponível para Android e também para o iOS, e é bem fácil de ser encontrado no google.

Desvantagens de acordo com usuários:

  • Não faz as contas corretamente;
  • Interface confusa e pouco intuitiva;
  • Não é possível fazer lançamentos para pagamentos ou despesas futuras.

Avaliação do App

Google Play: Nota 4,8/5. Clique aqui para baixar.

App Store: Nota 4,9/5. Clique aqui para baixar.

App Finanças Pessoais: Observações

Em resumo, podemos ver que nem sempre quando um app tem uma ótima avaliação significa que seja bom para todos. Da mesma forma, quando um app tem uma avaliação inferior não significa que seja, de fato, uma plataforma ruim. Tudo se resume aos gostos dos usuários, que como seres individuais, tem gostos distintos. Por isso, procure um app que seja bom especificamente para você, independente de avaliações.

Estratégias para organizar suas finanças

A fim de facilitar ainda mais a compreensão, vamos verificar algumas dicas para gerenciar melhor suas finanças:

  • Poupar uma boa parte da sua renda
  • Comprar a vista é muito melhor e evita dívidas
  • Reservas de emergência são muito importantes
  • Saber quanto é gasto por mês
  • Evitar gastos desnecessários
  • Invistir o que você poupar
  • Valorizar o seu progresso
  • Continuar aprendendo sempre
  • Se atualizar com os novos aplicativos do mercado

Por fim, agora que entendemos a importância de uma boa gestão financeira, e vimos apps que nos ajudam, o ideal é colocar tudo em prática. Então, não tem mais desculpas para andar com a vida financeira bem fora de ordem, pois suas metas e sonhos contam com esse bom gerenciamento para acontecer. Assim, é sempre bom lembrar que não somos filhos do Silvio Santos, então gaste menos, economize mais, e administre seu dinheiro, como você administra sua vida.

Dessa forma, é bom ter em mente que o uso de app de finanças pessoais deve ser junto de uma mudança de hábitos financeiros. É preciso estar disposto a mudar sua forma de lidar com o dinheiro e a se comprometer com um planejamento financeiro eficiente. E então, com a combinação certa de tecnologia e mudança de comportamento, é possível ter uma vida financeira mais saudável e equilibrada.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

3 aplicativos de finanças pessoais para ajudar na organização do orçamento

Guia do Investidor

Como Poupar Dinheiro Ganhando Pouco? Guia Completo

Anna Oliveira

Brasil é considerado país promissor para aplicativos de finanças

Guia do Investidor

Consulta Serasa Score Grátis: saiba se seu nome está “limpo”

Anna Oliveira

Atenção: WhatsApp deixará de dar suporte e até de funcionar em aparelhos a partir de 2023; Veja se seu celular está na lista

Guia do Investidor

TikTok pode acabar com Magazine Luiza, Via e mais ações de varejo: entenda

Fernando Américo

Deixe seu comentário