Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Mercado reduz expectativa de inflação para 2022 e mantém tendência de alta para o PIB, aponta o Boletim Focus

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O Boletim Focus divulgou nesta segunda-feira (24) os dados das instituições financeiras consultadas semanalmente pelo BC. De acordo com o seu relatório, o mercado manteve baixa na expectativa de inflação para 2022.

Há uma semana, a expectativa para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) estava em 5,62% para este ano. Agora, o mercado prevê o índice de 5,60%, décima sétima semana consecutiva de queda. Além disso, a expectativa do IPCA para 2023 também obteve queda, passando de 4,97% para 4,94%.

Por outro lado, a projeção do PIB (Produto Interno Bruto) mantém expectativa de alta para 2022, passando de 2,71% para 2,73% nesta semana. Para 2023, a expectativa é de alta de 0,63%. Esta é a segunda semana seguida de elevação do índice.

Leia mais  Isa Cteep registra lucro líquido de R$ 409,2 milhões no 1T24

Guedes pode propor salário e aposentadoria sem correção pela inflação

Segundo o jornal Folha de São Paulo, Paulo Guedes, ministro da Economia, analisa a possibilidade de desvincular o salário mínimo da inflação passada a partir do próximo ano.

O Governo Federal deixaria de considerar os dados da inflação do ano anterior para definir o valor do salário mínimo e dos benefícios previdenciários. Atualmente, a correção dos dois saldos se dá pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), o que garante que, no mínimo, as pessoas possam receber uma recomposição salarial que impeça a perda do poder de compra.

A intenção é reformular o teto de gastos e “quebrar o piso”, ou seja, frear o crescimento de despesas que hoje pressionam o Orçamento — entre elas os benefícios previdenciários ou atrelados ao salário mínimo.

Mesmo que ainda não seja possível prever, é possível afirmar que o Governo Federal abriria a possibilidade de aplicar uma correção abaixo da inflação. Consequentemente, as pessoas poderiam ter aumentos que não contemplariam nem mesmo o poder de compra.

Leia mais  Produção de motos cresce 3,4%; melhor resultado em 13 anos

A proposta de Guedes também deve afetar outros benefícios previdenciários, como o seguro-desemprego, que está atrelado ao valor do salário mínimo e, portanto, também teria correção abaixo da inflação do ano anterior.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Anuncio do pacote fiscal pode ser feito na próxima semana

Rodrigo Mahbub Santana

BCE descarta impacto de tarifas de Trump nas perspectivas de inflação da Europa

Paola Rocha Schwartz

Número de falências dispara 50% em 2024 e empresas enfrentam desafios

Paola Rocha Schwartz

Confiança dos empresários industriais cai em outubro

Agência Brasil

Peso argentino aumenta seu valor e atinge recorde

Rodrigo Mahbub Santana

Mercado eleva previsão da inflação de 4,62% para 4,64%

Agência Brasil

Deixe seu comentário