Febre infantil

Ação da empresa por trás do Labubu disparou 600%: é possível investir e aproveitar febre? Descubra

Boneco Labubu vira obsessão global, gera filas, leilões milionários e faz empresa chinesa explodir em valor de mercado.

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Crédito: Depositphotos.
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  • Pop Mart atinge valor de mercado superior a US$ 40 bilhões, ultrapassando Mattel e Hasbro
  • Vendedores oferecem os bonecos Labubu em sistema fechado, conhecido como “blind boxes”, e chegam a cobrar até US$ 150 mil por unidade.
  • Febre já causa filas, falsificações, leilões e até campanhas de doação para recuperar bonecos perdidos

O brinquedo mais desejado do verão americano não tem chip, bateria nem tecnologia de ponta. É um boneco de vinil com dentes afiados, orelhas pontudas e carinha travessa: o Labubu. Logo, se você tem filhos entre 5 e 12 anos, talvez já tenha ouvido esse nome acompanhado de um pedido urgente.

Criado em 2015 e relançado como produto global pela Pop Mart, os Labubus transformaram a companhia chinesa numa potência de US$ 40 bilhões. Sendo assim, a empresa já vale mais que as gigantes Mattel e Hasbro somadas, e está na mira de colecionadores, crianças e investidores.

O brinquedo que virou objeto de luxo

À primeira vista, os Labubus parecem simples bonecos decorativos. Mas sua popularidade tem sido construída com base em exclusividade, escassez e desejo. Assim, para comprá-los, é necessário entrar no app da Pop Mart, se cadastrar como membro, escolher uma loja e aguardar uma janela de compra. O produto só pode ser retirado presencialmente, em horário limitado e fila obrigatória.

Além disso, essa experiência controlada transformou o brinquedo em um bem de Veblen, na linguagem econômica, um item cujo valor cresce por ser raro e caro. Um exemplar pode sair por US$ 30 no varejo, mas no mercado secundário já bateu recordes. Um modelo tamanho real foi vendido por US$ 150 mil na China, e outro da linha “Three Wise Labubu” atingiu US$ 28 mil em leilão da Sotheby’s.

Portanto, com margens brutas superiores a 67%, a Pop Mart é hoje uma das empresas chinesas mais lucrativas com atuação internacional. Para efeito de comparação, Miniso tem margem de 45%, enquanto Xiaomi e BYD operam abaixo dos 25%.

Blind box, vício e filas quilométricas

O segredo do sucesso não está apenas no design fofo dos bonecos. A mecânica de vendas é baseada no conceito de blind box: o consumidor compra uma caixa lacrada, sem saber qual modelo está dentro. A chance de tirar um Labubu “secreto” é de uma em 72, o que incentiva compras em massa, muitas vezes compulsivas.

Ademais, esse formato gera comportamento comparado ao vício em apostas. Filas se formam em frente às lojas, há brigas por edições limitadas e até fraudes. Réplicas dos bonecos, apelidadas de “Tribufus” ou “Lafufus”, já são vendidas na 25 de Março (São Paulo) e Canal Street (Nova York) por R$ 50 ou US$ 20, respectivamente.

Desse modo, o fenômeno chegou a tal ponto que alguns consumidores relatam roubo de bonecos em bolsas e malas. Também já houve campanhas no GoFundMe para tentar recuperar exemplares perdidos ou danificados durante o transporte internacional.

Hype global com toques de nostalgia

Celebridades como Kim Kardashian, Dua Lipa e Lisa (Blackpink) ajudaram a disseminar os Labubus no Ocidente. Nas redes sociais, o TikTok virou palco de unboxings com milhões de visualizações. A estética do produto também inspirou marcas de luxo. A Louis Vuitton lançou pingentes com preços acima de US$ 1.300, com design claramente inspirado nos bonecos chineses.

Além disso, a Pop Mart, que abriu capital em Hong Kong em 2020, cresceu 600% em valor de mercado desde então. Hoje, está presente em mais de 20 países, com mais de 2 mil pontos de venda, entre lojas e máquinas automáticas. Quase 40% de sua receita já vem de fora da China.

O fundador da marca, Wang Ning, 38 anos, é o cérebro por trás da escalada. Ao licenciar a obra do artista Kasing Lung, ele conseguiu transformar uma criação artística em ativo escalável. Desse modo, estima-se que sua fortuna pessoal já supere US$ 21 bilhões.

Pode virar bolha ou ícone pop eterno

Apesar do sucesso, nem tudo são flores. Após divulgar projeções otimistas, as ações da Pop Mart recuaram 6% na Bolsa de Hong Kong. Analistas começam a questionar se o valor da empresa já está inflado. O paralelo com os Beanie Babies, febre dos anos 90 que virou pó, é inevitável.

Ademais, na época, os brinquedos se tornaram valiosos por um breve período. Depois, sumiram. O risco, no caso dos Labubus, é que a moda passe. Ou pior: que as crianças simplesmente enjoem. Não seria a primeira vez que um item “indispensável” perde todo seu apelo em questão de semanas.

Por outro lado, se os personagens resistirem à passagem do tempo, podem se juntar a marcas eternizadas como Pikachu ou Hello Kitty. Por fim, o tempo, e as crianças, dirão se é uma bolha ou um novo império cultural.

Luiz Fernando

Licenciado em Letras e Graduando em Jornalismo pela UFOP; Atua como redator realizando a cobertura sobre política, economia, empresas e investimentos.

Licenciado em Letras e Graduando em Jornalismo pela UFOP; Atua como redator realizando a cobertura sobre política, economia, empresas e investimentos.