Ações

Azevedo & Travassos Energia (AZTE3) recebe aval da ANP para prorrogar exploração e reduzir royalties em campo da Phoenix

Medida amplia e fortalece atuação da companhia no setor de exploração e produção de petróleo e gás natural

Apoio

Azevedo & Travassos Energia

A Azevedo & Travassos Energia – ATE (AZTE3) comunicou nesta segunda-feira (2) que recebeu dois importantes ofícios da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que ampliam e fortalecem sua atuação no setor de exploração e produção de petróleo e gás natural.

O primeiro ofício, de número 466/2025/SEP/ANP-RJ, aprova a prorrogação por 18 meses do período de exploração do Contrato de Concessão POT-T-610_OP1, que agora se estenderá até 28 de agosto de 2026.

A decisão segue os termos da Resolução ANP nº 878, publicada em junho de 2022, e representa um avanço estratégico para o plano exploratório da companhia na região.

Já o segundo ofício, 469/2025/SPG/ANP-RJ, traz boas notícias para a Phoenix Óleo & Gás, operadora do Campo de Tanatau.

A ANP autorizou a redução da alíquota de royalties para 5%, conforme previsto na Resolução ANP nº 853/2021.

Dessa forma, a nova alíquota passará a valer sobre a produção do mês subsequente à assinatura do termo aditivo, medida que deve aumentar a rentabilidade do campo e incentivar sua produção.

Nesse sentido, a Azevedo & Travassos Energia avalia que essas decisões são altamente positivas e reforçam a estratégia da companhia no segmento onshore, ampliando a viabilidade econômica dos seus projetos e contribuindo para maior eficiência operacional e geração de valor aos acionistas.

José Chacon
José Chacon

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com passagem pela SpaceMoney. É redator no Guia do Investidor e cobre empresas, economia, investimentos e política.

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com passagem pela SpaceMoney. É redator no Guia do Investidor e cobre empresas, economia, investimentos e política.