
A Azevedo & Travassos Energia – ATE (AZTE3) comunicou nesta terça-feira (8) a conclusão da perfuração do poço de extensão 3-AND-5-RN, localizado no Campo de Andorinha, na Bacia Potiguar, no estado do Rio Grande do Norte.
A perfuração, que teve início em 25 de junho, foi finalizada com sucesso no dia 5 de julho, atingindo uma profundidade final de 1.165 metros, após atravessar camadas de rochas sedimentares e alcançar o embasamento geológico.
Os trabalhos utilizaram a sonda hidráulica terrestre Drake-2, com serviços de perfilagem executados pela multinacional Halliburton.
Indícios promissores de petróleo
Segundo o comunicado, a análise preliminar dos perfis elétricos convencionais e das amostras de rocha revelou cerca de 13 metros de possível “net pay” — isto é, zonas com potencial de produção de hidrocarbonetos — distribuídos em quatro intervalos com presença de óleo.
A equipe técnica das empresas segue realizando uma avaliação petrofísica detalhada dos registros obtidos, que ajudarão a determinar o potencial produtivo do poço com mais precisão.
Próximos passos: completação e início da produção
Com a perfuração concluída, a operação agora segue para a fase de completação do poço, com a mobilização de uma nova sonda terrestre.
Nessa etapa, serão adquiridos perfis especiais de saturação, que permitirão uma caracterização mais precisa dos intervalos produtores identificados.
Após as etapas de avaliação, a ATE planeja realizar a conexão do poço à Estação Coletora de Andorinha, o que marcará o início efetivo da produção de petróleo no novo ponto.
Expansão e revitalização da Bacia Potiguar
O Campo de Andorinha é um dos ativos maduros da Bacia Potiguar, região que tem atraído empresas independentes e operadoras de menor porte interessadas em revitalizar áreas antes exploradas por grandes petroleiras.
A Azevedo & Travassos vem atuando de forma estratégica para ampliar sua presença nesse mercado, apostando na recuperação de campos com potencial produtivo ainda não esgotado.