
A Biomm (BIOM3) anunciou nesta segunda-feira (30) que firmou contrato com o Ministério da Saúde, por meio da Fundação Ezequiel Dias (FUNED), para o fornecimento de insulina humana ao Sistema Único de Saúde (SUS), consolidando-se como fornecedora estratégica nacional no combate ao diabetes.
O contrato, no valor de R$ 142 milhões, corresponde à compra programada para o período de um ano e é parte de uma Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP) celebrada entre Biomm, a farmacêutica indiana Wockhardt e a FUNED.
Com duração prevista de 10 anos, o acordo prevê, além do fornecimento, a transferência de tecnologia da insulina Wosulin®, hoje importada, para produção no Brasil.
A partir deste ponto, a Biomm e a FUNED começarão a internalizar gradativamente a produção do medicamento em suas plantas localizadas em Nova Lima e Belo Horizonte, ambas em Minas Gerais, conforme cronograma aprovado pelos comitês técnico e deliberativo das PDPs.
“A assinatura do contrato representa a aprovação final do projeto executivo e o início efetivo da transferência de tecnologia e do fornecimento ao Ministério da Saúde”, destacou a companhia.
Segundo a Biomm, a parceria vai além de aspectos comerciais, pois se insere na Estratégia Nacional para o Desenvolvimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, promovendo a autossuficiência brasileira na produção de medicamentos essenciais.
A iniciativa também contribui para garantir agilidade e segurança no fornecimento de insulina para os pacientes do SUS, reduzindo a dependência externa e fortalecendo o parque fabril nacional.
A expectativa é que, com o avanço da PDP, o Brasil passe a produzir a insulina Wosulin® de forma verticalizada, com benefícios econômicos, logísticos e sociais.