
- Inter pretende crescer 30% ao ano, ampliando a relação com clientes atuais.
- Investimentos já somam R$ 160 bilhões sob custódia, com 8 milhões de investidores na base.
- Banco quer se diferenciar de concorrentes maiores com foco em “principalidade” e eventos próprios.
O Inter (INBR32) acredita que pode triplicar de tamanho sem precisar expandir sua base de clientes. A estratégia, segundo o CEO no Brasil, Alexandre Riccio, passa pelo fortalecimento da frente de investimentos, que ganhou maior atenção da companhia nos últimos anos.
Durante o Inter Invest Summit, realizado em Belo Horizonte, Riccio afirmou que a meta é acelerar o relacionamento com clientes atuais e conquistar a chamada “principalidade”, tornando o banco a primeira escolha na vida financeira dos usuários.
Estratégia de crescimento
Segundo o executivo, o crescimento esperado é de 30% ao ano, mas não necessariamente acompanhado pelo mesmo ritmo de expansão na base de clientes. Hoje, o banco soma 40 milhões de clientes e projeta alcançar 60 milhões até 2027.
Além disso, para atingir esse objetivo, o Inter aposta em oferecer mais serviços e aprofundar a relação com quem já faz parte da sua base. “É possível triplicar o tamanho da companhia sem trazer novos clientes”, afirmou Riccio.
Portanto, a frente de investimentos, nesse cenário, é vista como estratégica para sustentar resultados e diferenciar o banco no setor de varejo.
O peso dos investimentos
O Inter passou de R$ 122 bilhões em ativos sob custódia em setembro de 2023 para R$ 160 bilhões em 2024. Atualmente, 8 milhões dos 40 milhões de clientes já são investidores.
Para Riccio, esse crescimento mostra que a vertical tem papel central no modelo de negócios. “Vemos essa frente como essencial do ponto de vista empresarial e para apoiar a vida financeira das pessoas de forma completa”, disse.
A economista-chefe e diretora de RI, Rafaela Vitória, destacou que o banco possui uma vantagem competitiva: 20% da base de clientes investe, contra cerca de 10% nos grandes bancos incumbentes, como Itaú e Bradesco.
Concorrência e evento próprio
Apesar da vantagem relativa, o Inter ainda enfrenta concorrentes com bases maiores, como Itaú, Bradesco e Nubank, que superam a marca de 100 milhões de clientes. Além disso, players especializados em investimentos, como BTG Pactual e XP Inc., mantêm forte presença no segmento.
Para reforçar sua posição, o banco promoveu o Inter Invest Summit, evento realizado no estádio Arena MRV, em Belo Horizonte. Ademais, a iniciativa foi idealizada pela diretora de investimentos Mônica Saccarelli e buscou se consolidar mais como espaço de conteúdo do que como feira de negócios.

Por fim, o plano é realizar o encontro todos os anos, transformando-o em um ponto de conexão com os perfis de investidores da base, fortalecendo o ecossistema da companhia.