
Nesta sexta-feira (18), o dólar abriu em alta de 0,02%, cotado a R$ 5,548, às 09:20. A moeda norte-americana é influenciada por uma série de fatores locais e internacionais, com a retomada do IOF e dados dos EUA.
Isso porque dados econômicos robustos divulgados nos Estados Unidos reforçaram a expectativa de que o Federal Reserve (Fed) manterá os juros elevados por mais tempo, afastando qualquer perspectiva de corte imediato.
Essa conjuntura, somada à volta do IOF elevado nas operações de câmbio, criava um cenário propício para a valorização da moeda norte-americana, que chegou a ultrapassar os R$ 5,60.
No entanto, após esse pico, uma intensa realização de lucros derrubou a cotação, deixando o mercado volátil.
A apreensão dos agentes financeiros, entretanto, não ficou restrita apenas ao ambiente externo. Uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) trouxe ainda mais insegurança jurídica ao determinar a cobrança retroativa da diferença do IOF nas operações de câmbio fechadas entre 25 de junho e 16 de julho.
Operação contra Bolsonaro
Na manhã desta sexta-feira (18), a Polícia Federal (PF) cumpriu mandados judiciais contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), autorizados pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.
A ação incluiu busca e apreensão na residência do ex-mandatário e na sede do Partido Liberal, ambos em Brasília. Durante a operação, foram apreendidos dólares na casa de Bolsonaro, que estão sendo investigados para apurar possível ligação com um plano de fuga.
Além das buscas, o ex-presidente teve aplicadas medidas cautelares que restringem seu contato com diplomatas, investigados e a utilização de redes sociais, e está submetido a toque de recolher das 19h às 7h.