Ações

Embraer (EMBR3) fecha contrato de US$ 4 bilhões para fornecer 45 jatos a SAS

As primeiras entregas estão previstas para o final de 2027, com o restante ao longo de aproximadamente quatro anos

Apoio

Embraer3
Embraer3

A Scandinavian Airlines (SAS) anunciou nesta terça-feira (1º), em Copenhague, a maior compra direta de aeronaves desde 1996, ao firmar um acordo com a Embraer (EMBR3) para a aquisição de 45 jatos E195-E2, com opção de compra de mais 10 unidades.

O contrato — estimado em US$ 4 bilhões, sem considerar os direitos adicionais — é considerado um marco estratégico na renovação da frota da SAS, voltada à redução de emissões, aumento de eficiência e expansão internacional.

As primeiras entregas estão previstas para o final de 2027, com o restante ao longo de aproximadamente quatro anos.

As aeronaves serão operadas principalmente a partir do hub global da SAS no aeroporto de Copenhague, com impacto direto na malha aérea escandinava e europeia.

“Este é um momento decisivo para a SAS”, afirmou Anko van der Werff, CEO da companhia. “O Embraer E195-E2 é uma aeronave de classe mundial, com desempenho excepcional, ótima eficiência de combustível e conforto. É a aeronave certa para apoiar nosso crescimento futuro.”

O E195-E2, parte da mais nova geração de jatos comerciais da Embraer, foi projetado para operar com até 50% de combustível sustentável de aviação (SAF) e já demonstrou capacidade para operar 100% com SAF em testes.

Segundo a fabricante brasileira, a aeronave é 29% mais eficiente no consumo de combustível e 62% mais silenciosa do que os jatos da geração anterior.

“Estamos muito satisfeitos com essa parceria histórica com a SAS”, disse Arjan Meijer, CEO da Embraer Aviação Comercial. “O E195-E2 é o jato de corredor único mais silencioso e eficiente do mercado e terá papel crucial na transformação da frota da companhia.”

Impulsionado pelos motores PW1900G da Pratt & Whitney, o E195-E2 combina eficiência operacional, alcance ampliado e experiência superior para o passageiro, o que permitirá à SAS ampliar a frequência de voos, manter custos sob controle e reduzir sua pegada ambiental.

A Skyworks Holding foi a responsável por facilitar a negociação.

SAS mira crescimento com sustentabilidade

O acordo com a Embraer reforça o compromisso da SAS com um futuro de aviação mais sustentável e inovadora.

A companhia aérea escandinava, que transporta anualmente mais de 25 milhões de passageiros para 135 destinos em três continentes, foi recentemente reconhecida como a companhia aérea mais pontual do mundo (Cirium, maio de 2025).

Com hubs em Copenhague, Oslo e Estocolmo, a SAS é desde setembro de 2024 membro da aliança global SkyTeam, e tem como meta alcançar emissões líquidas zero até 2050.

José Chacon
José Chacon

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com passagem pela SpaceMoney. É redator no Guia do Investidor e cobre empresas, economia, investimentos e política.

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com passagem pela SpaceMoney. É redator no Guia do Investidor e cobre empresas, economia, investimentos e política.