Fundos imobiliários

FIIs: XP abandona HGLG11 e escolhe fundo com dividendos mais gordos — confira

Segundo a corretora, a mudança faz parte de uma estratégia de curto a médio prazo, destacando o maior potencial de valorização

Apoio

fundos imobiliarios pvp
fundos imobiliarios pvp

A XP Investimentos passou a recomendar a substituição das cotas do fundo imobiliário Patria Log (HGLG11) pelo BTG Pactual Logística (BTLG11). Segundo a corretora, a mudança faz parte de uma estratégia de curto a médio prazo, destacando o maior potencial de valorização e um dividend yield mais atrativo do BTLG11. A recomendação veio acompanhada de um preço-alvo de entrada: R$ 106,50.

“Trata-se de uma oportunidade com fundamentos sólidos, boa liquidez e geração de renda estável no longo prazo”, destacou a XP.

Por que o BTLG11 agora é o queridinho da XP?

A resposta está no conjunto de vantagens competitivas do fundo. O BTLG11 conta com:

  • 34 imóveis logísticos, somando 1,3 milhão de m² de área bruta locável (ABL);
  • Vacância baixíssima, de apenas 1,9%;
  • Carteira com 72 locatários, altamente pulverizada;
  • Alta qualidade construtiva (A+), com foco logístico de primeira linha;
  • 63% da receita contratada com vencimentos a partir de 2028, sendo 35% em contratos atípicos, que garantem mais previsibilidade de caixa.

“Os ativos do BTLG11 têm localização estratégica e estão concentrados nos arredores de São Paulo, responsável por 72% da receita de aluguéis”, diz o relatório. A proximidade com o maior polo de consumo e distribuição do país é um diferencial relevante em tempos de demanda crescente por eficiência logística.

Entre os principais inquilinos, figuram pesos-pesados como Assaí (7%), DHL (6%), Unilever (6%), Amazon (5%) e Nestlé (4%) — uma carteira corporativa robusta que fortalece a previsibilidade dos rendimentos.

Liquidez e gestão profissional completam o pacote

Outro ponto levantado pela XP foi a alta liquidez no mercado secundário das cotas do BTLG11, facilitando entradas e saídas para investidores.

A experiência da gestão do BTG Pactual — um dos principais players do setor — também pesou na balança.

Com a troca sugerida, a XP reforça sua visão otimista para fundos imobiliários logísticos, especialmente aqueles com portfólios resilientes, contratos previsíveis e boas práticas de gestão.

Para os investidores que buscam estabilidade, bons rendimentos mensais e valorização de capital, o BTLG11 parece ter estacionado na vaga premium do mercado imobiliário.

José Chacon
José Chacon

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com passagem pela SpaceMoney. É redator no Guia do Investidor e cobre empresas, economia, investimentos e política.

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com passagem pela SpaceMoney. É redator no Guia do Investidor e cobre empresas, economia, investimentos e política.