
A Gafisa (GFSA3) anunciou, na última quarta-feira (11), que desistiu do acordo de investimentos com o Fundo de Investimento Imobiliário MACAM Shopping, que previa a entrada da incorporadora no capital do empreendimento Shopping Jardim Guadalupe, no Rio de Janeiro.
A desistência ocorre menos de um ano após o anúncio inicial da operação, feita em 25 de junho de 2024, e marca mais um capítulo na atual fase de reestruturação da companhia.
O rompimento do acordo foi motivado, segundo comunicado, pela não concretização de condições precedentes contratuais e por uma mudança de entendimento da Gafisa sobre os rumos estratégicos ideais para o momento.
“A Operação deixa de se alinhar aos interesses estratégicos da Companhia no contexto de seu programa de reestruturação de ativos, voltado à geração de valor para os acionistas”, destaca a Gafisa.
Apesar do recuo, a empresa assegura que não haverá ônus ou dispêndios financeiros para nenhuma das partes, com exceção dos custos já incorridos até agora.
Por que a Gafisa tomou essa decisão?
- Condições precedentes não cumpridas: A Gafisa identificou o não atendimento das cláusulas prévias ao fechamento do negócio.
- Mudança de estratégia no atual cenário de mercado: A companhia entendeu que a operação não estava mais alinhada ao foco de sua reestruturação de ativos, cujo objetivo é maximizar valor para os acionistas .