Encerramento positivo

Ibovespa fecha em alta impulsionado por cenário político e varejo

A Bolsa de Valores de São Paulo encerrou a segunda-feira (17) com uma leve alta de 0,26%, levando o Ibovespa aos 128.552 pontos.

Ibovespa fecha em alta impulsionado por cenário político e varejo
  • Mercado reage a cenário político e possíveis candidaturas em 2026
  • Magazine Luiza dispara quase 8% com queda nos juros futuros
  • Petrobras avança com declarações de Lula sobre investimentos

A Bolsa de Valores de São Paulo encerrou a segunda-feira (17) com uma leve alta de 0,26%, levando o Ibovespa aos 128.552 pontos. O movimento positivo do mercado financeiro ocorre após um avanço expressivo na sexta-feira (14), impulsionado principalmente pela queda na aprovação do governo Lula e especulações sobre a eleição presidencial de 2026.

Segundo Leonardo Santana, especialista em investimentos e sócio da Top Gain, os investidores seguiram precificando um possível impacto da baixa popularidade do atual governo na eleição de 2026.

“O mercado reage a expectativas de que o Centrão possa ter maior influência na gestão ou que um nome mais alinhado às políticas liberais, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, possa concorrer”, destacou.

Destaques do pregão

O pregão foi marcado por oscilações nos setores de commodities e consumo. A Vale (VALE3) recuou 0,54% em meio à desvalorização do minério de ferro no mercado internacional.

Por outro lado, a Petrobras (PETR4) registrou alta de 0,61%, influenciada pelas declarações do presidente Lula em evento da companhia. Contudo, onde reforçou investimentos e expansão da estatal.

O grande destaque do dia foi o setor de varejo, beneficiado pela queda nos juros futuros. Magazine Luiza (MGLU3) liderou os ganhos, disparando 7,86%, enquanto outras empresas do segmento também fecharam em alta. O setor aéreo também se beneficiou desse movimento, com Azul (AZUL4) subindo 2,60%.

No setor financeiro, os bancos apresentaram desempenho positivo, com o Banco do Brasil (BBAS3) avançando 1,43%. Entre as quedas, JBS (JBSS3) liderou as perdas do dia, recuando 2,77%. No entanto, pressionada por resultados fracos de sua subsidiária nos Estados Unidos.

Dólar e juros futuros

O dólar comercial fechou em alta de 0,29%, cotado a R$ 5,712, recuperando parte da queda acentuada registrada na sexta-feira. Já os juros futuros (DIs) caíram ao longo de toda a curva, refletindo expectativas de um ambiente mais favorável para setores sensíveis ao crédito, como varejo e aviação.

O volume financeiro do dia foi de R$ 19,10 bilhões, com oscilações do Ibovespa entre a máxima de 129.534 pontos e a mínima de 128.229 pontos. Com o fechamento positivo, o índice segue sua recuperação em direção aos patamares observados no final de 2023.

Confira abaixo as principais ações e seus respectivos resultados.

Rocha Schwartz
Paola Rocha Schwartz
Estudante de Jornalismo, apaixonada por redação e escrita! Tenho experiência na área educacional (alfabetização e letramento) e na área comercial/administrativ