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Lucratividade da Tenda (TEND3) no 2° tri agrada mercado: vendas cresceram 17%

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A Tenda (TEND3) divulgou sua prévia operacional do segundo trimestre de 2025 e trouxe números que animaram o mercado. As vendas líquidas da construtora avançaram 17,4% na comparação anual, atingindo R$ 1,2 bilhão entre abril e junho, impulsionadas tanto pela marca principal quanto pela divisão de casas industrializadas, a Alea.

A XP Investimentos destacou o desempenho da Tenda como positivo e sinal de que a empresa está em um ambiente saudável de demanda, especialmente no segmento principal, que continua a sustentar a maior parte dos números do grupo.

“Estamos otimistas em relação ao desempenho operacional da Tenda, principalmente devido ao forte crescimento de lançamentos no segmento Tenda e níveis de VSO resilientes e cada vez melhores”, apontou a casa.

A Tenda lançou dez novos empreendimentos no trimestre, sendo nove sob a bandeira Tenda e um da Alea. Juntos, os lançamentos somaram VGV (Valor Geral de Vendas) de R$ 1,1 bilhão, um crescimento de 18,1% frente ao mesmo período de 2024.

No acumulado do semestre, o ritmo também é positivo: as vendas líquidas somam R$ 2,3 bilhões (+15,1%), enquanto o volume lançado cresceu 18,8%, para R$ 2,0 bilhões.

A sigla VSO (Velocidade de Vendas sobre Oferta) é um dos principais indicadores da força de comercialização das construtoras — e no caso da Tenda, tem mantido uma trajetória de alta.

Outro ponto elogiado pela casa de análise foi o aumento no volume de repasses, o que, segundo a XP, favorece a geração de caixa da companhia. Em um setor historicamente sensível à liquidez, essa é uma variável relevante para a saúde financeira da operação.

Alea: tração começa a aparecer

Embora a Alea ainda represente uma fatia menor do total de vendas da Tenda, a XP vê sinais promissores. O destaque foi a forte expansão da VSO no segundo trimestre, o que sugere um aumento real na procura por casas pré-fabricadas.

“Embora o segmento necessite de um crescimento mais consistente de lançamentos para alcançar a lucratividade da Tenda, a forte VSO no 2T25 indica uma demanda sólida”, avaliou a casa.

A possível contratação da Casapatio Canoas, um novo projeto previsto para o terceiro trimestre, pode servir de trampolim para a Alea acelerar ainda mais e contribuir de forma mais relevante para os resultados consolidados.

José Chacon
José Chacon

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com passagem pela SpaceMoney. É redator no Guia do Investidor e cobre empresas, economia, investimentos e política.

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com passagem pela SpaceMoney. É redator no Guia do Investidor e cobre empresas, economia, investimentos e política.