
- BYD inaugura fábrica em Camaçari (BA) e inicia produção de veículos nacionais.
- Primeiro híbrido plug-in flex do país é apresentado e deve estrear em breve.
- Montadora mira liderança em elétricos e híbridos e planeja 300 mil unidades anuais.
A BYD deu o passo mais ambicioso desde sua chegada ao Brasil: inaugurou nesta quarta-feira (9) sua fábrica em Camaçari (BA), resultado de um investimento de R$ 5,5 bilhões. Os primeiros carros produzidos em solo brasileiro devem chegar às concessionárias nos próximos dias, marcando o início de uma nova fase para a montadora chinesa.
Com o início das operações, o Brasil entra de vez no mapa global da BYD. A planta, instalada na antiga área da Ford, reforça a aposta da marca no país e promete elevar a produção nacional de veículos elétricos e híbridos nos próximos anos.
A nova fábrica e o plano de expansão
O complexo industrial de Camaçari tem 4,6 milhões de metros quadrados e já abriga 26 linhas de produção planejadas, sendo a primeira inaugurada nesta semana. Assim, os modelos Dolphin Mini, King e Song Pro serão os primeiros a sair da linha de montagem, ainda no regime SKD, com componentes importados da China.

A BYD informou que as operações começaram em julho e que a fábrica é um símbolo de confiança no Brasil, projetada para atingir 150 mil unidades por ano na fase inicial. Além disso, a expectativa é que, até 2026, a empresa nacionalize a maior parte da produção, incluindo estamparia, soldagem, pintura e montagem de baterias e motores elétricos.
Portanto, segundo a companhia, o plano é alcançar 300 mil unidades anuais, mas sem prazo definido. A estratégia de montagem flexível permitirá a produção simultânea de elétricos e híbridos, ampliando a capacidade conforme a demanda nacional crescer.
Primeiro híbrido plug-in flex desenvolvido no país
Durante a inauguração, a BYD apresentou o primeiro carro híbrido plug-in flex do Brasil, desenvolvido em parceria com engenheiros brasileiros e chineses. O modelo, baseado no Song Pro, poderá rodar com etanol ou gasolina em qualquer proporção, ampliando a autonomia e reduzindo emissões.



As 30 primeiras unidades experimentais serão utilizadas durante a COP30, em Belém (PA). Segundo a empresa, o desenvolvimento do motor flex está praticamente concluído, e o lançamento comercial deve ocorrer em breve.
O veículo utiliza a mesma base do motor 1.5 aspirado da plataforma DM-i, presente no BYD King, mas recebeu adaptações no sistema de alimentação. Desse modo, a inovação posiciona o Brasil como centro global de pesquisa em biocombustíveis aplicados à eletrificação.
Crescimento acelerado no mercado brasileiro
A montadora também anunciou a contratação de 350 novos funcionários em outubro, elevando o quadro total para 1.800 colaboradores, número que deve ultrapassar 2.000 até o fim do mês. Além disso, cinco grupos de técnicos brasileiros foram enviados à China para treinamento e replicação de processos industriais.
Ademais, mesmo com menos de três anos de operação no país, a BYD já comercializou 172.303 veículos elétricos e híbridos. Em setembro, foram 9.934 unidades emplacadas, garantindo à marca a sétima posição no ranking geral de vendas, com 5,56% de participação de mercado.
Entre os elétricos, o BYD Dolphin Mini, o Dolphin e o Yuan Pro ocupam as três primeiras posições de vendas. Por fim, a rede de concessionárias, atualmente com 190 lojas, deve alcançar 250 pontos até o final de 2025, consolidando a marca como líder absoluta entre veículos eletrificados no Brasil.