Ações

Mills (MILS3) compra operação da Next Rental por R$ 180 milhões – veja detalhes

Aquisição reforça liderança da companhia na locação de máquinas e amplia presença estratégica em 14 estados

Apoio

mills solaris mils3 1
mills solaris mils3 1

A Mills (MILS3) anunciou, na última terça-feira (1°), que, por meio de sua subsidiária Mills Pesados, firmou um contrato para compra da Next Rental Locações S.A., empresa ligada ao tradicional Grupo Pesa, no valor de R$ 180 milhões.

A operação envolve a compra de 738 equipamentos com acessórios e implementos, além da totalidade das quotas da Linha Amarela Rental Ltda., empresa operacional da Next Rental. 

Também fazem parte da transação os contratos atrelados aos ativos adquiridos — excluindo, no entanto, qualquer endividamento da empresa — e a incorporação de cerca de 210 colaboradores da Next, o que garantirá continuidade às operações e facilitará a integração à estrutura da Mills Pesados.

Com atuação destacada em segmentos como construção civil, industrial, rodoviário, mineração, florestal e agrícola, a Next Rental conta com sede em Curitiba (PR), filial em Betim (MG) e presença comercial em mais de 14 estados brasileiros. 

Segundo a Mills, a aquisição é um movimento estratégico que fortalece sua presença regional e amplia significativamente sua base instalada de equipamentos, ao mesmo tempo em que diversifica sua atuação setorial e expande sua carteira de clientes.

“Essa transação está perfeitamente alinhada à nossa estratégia de crescimento e consolidação no mercado de locação pesada. A adição da estrutura da Next Rental nos posiciona com ainda mais força em setores estratégicos e reforça nossa capacidade de entregar valor com capital alocado de forma eficiente”, destacou a companhia.

Além do valor-base da operação, o acordo também prevê um earn-out – valor adicional condicionado ao atingimento de metas operacionais futuras. 

Os múltiplos estimados da transação reforçam sua atratividade: EV/Frota de 0,8x e EV/EBITDA estimado de 3,0x a partir de 2026.

Sobretudo, a conclusão do negócio ainda depende do cumprimento de condições precedentes usuais nesse tipo de operação, incluindo a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

José Chacon
José Chacon

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com passagem pela SpaceMoney. É redator no Guia do Investidor e cobre empresas, economia, investimentos e política.

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com passagem pela SpaceMoney. É redator no Guia do Investidor e cobre empresas, economia, investimentos e política.