Reformulação

Mudança de liderança na Lojas Renner (LREN3) foi uma boa ideia? XP Investimentos responde!

Segundo companhia, reformulação tem como foco ganhar agilidade na tomada de decisões, estimular o crescimento sustentável e aumentar a eficiência operacional

Apoio

acoes renner
acoes renner

A Lojas Renner (LREN3) anunciou, na última segunda-feira (26), uma nova estrutura organizacional. De acordo com a companhia, a reformulação tem como foco ganhar agilidade na tomada de decisões, estimular o crescimento sustentável e aumentar a eficiência operacional, sem qualquer impacto nos custos com a alta gestão.

A partir de agora, as unidades de negócios (BUs) serão agrupadas em duas vice-presidências distintas: uma voltada exclusivamente à marca Renner e outra dedicada às demais bandeiras do grupo — Youcom, Camicado, Ashua e Repassa. Ambas reportarão diretamente ao CEO, Fábio Barbosa.

A XP Investimentos avaliou a mudança como positiva e estratégica, destacando que a divisão entre o core business (Renner) e as marcas emergentes pode permitir maior clareza no direcionamento e no enfrentamento de desafios específicos de cada frente.

Para a casa, a segmentação organizacional tende a aumentar o foco, a velocidade de execução e a assertividade nas respostas ao mercado.

Além disso, a permanência de Henry Costa em projetos especiais é vista como uma forma inteligente de preservar know-how e manter a cultura da empresa, ao mesmo tempo em que novos líderes ganham espaço para inovar.

Fabiana Taccola assume protagonismo na Lojas Renner

Como parte da reestruturação, a Lojas Renner anunciou também a saída de Henry Costa, Chief Product Officer (CPO) com 27 anos de casa. Para ocupar a lacuna deixada por Costa, Fabiana Taccola, até então diretora de operações, foi promovida a vice-presidente da Renner.

Ela acumulará as funções anteriormente atribuídas ao CPO e, segundo analistas, a transição deverá ser suave, já que Fabiana já atuava de forma próxima à equipe de produto e vinha colaborando com ideias estratégicas.

O nome para liderar a vice-presidência responsável pelas demais marcas do grupo ainda será definido, mas a empresa garantiu que o processo está em andamento e que a nova estrutura não trará descontinuidade nas operações.

José Chacon
José Chacon

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com passagem pela SpaceMoney. É redator no Guia do Investidor e cobre empresas, economia, investimentos e política.

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com passagem pela SpaceMoney. É redator no Guia do Investidor e cobre empresas, economia, investimentos e política.