Ações

Mudança na base da Azzas 2154 (AZZA3) é positiva? XP Investimentos analisa!

Saída de Pedro Parente e reformulação do conselho podem marcar novo ciclo de integração e foco em resultados

Apoio

arezzo 1
arezzo 1

A Azzas 2154 (AZZA3) anunciou uma série de mudanças em seu Conselho de Administração que, segundo a XP Investimentos, representam um passo importante para destravar valor e reduzir ruídos de curto prazo.

Entre as alterações, está a saída de Pedro Parente da presidência do Conselho, sendo substituído por Nicola Calicchio Neto

Além disso, o número de conselheiros foi reduzido de nove para sete, com as saídas de Anna Chaia e José Ernesto Bologna

Segundo a própria companhia, o objetivo é acelerar a integração interna, eliminar disputas corporativas e focar no futuro até 2030.

Para a XP, a mudança tem viés positivo, especialmente pela transição de um perfil mais ligado à governança para um nome com forte experiência operacional e no varejo. 

“A Azzas 2154 está substituindo alguém com experiência em estruturas complexas de governança […] por alguém com experiência operacional e no varejo”, destacaram os analistas da casa.

Sinergia acima de silos

Uma das grandes novidades está na mudança de mentalidade estratégica, com Alexandre Birman e Roberto Jatahy passando a atuar de forma integrada, deixando de lado o modelo anterior baseado em unidades de negócios (BUs). 

A ideia agora é avaliar as marcas com visão mais ampla, decidindo onde faz sentido integrar e como alocar capital com base em retorno, e não em histórico de margem.

Para a XP, esse ajuste de postura pode acelerar ganhos importantes. “A gestão destacou que isso deve permitir uma captura mais rápida de sinergias, além de possibilitar debates estratégicos importantes para o futuro”, escreveram os analistas.

Alívio no curto prazo para Azzas 2154

A corretora também avalia que o anúncio contribui para reduzir os ruídos recentes em torno de disputas de governança e reforça a estabilidade da gestão. 

“Em nossa visão, o anúncio deve eliminar os ruídos de curto prazo em torno dos conflitos de governança, com Roberto reforçando que continuará fazendo parte da equipe executiva enquanto os acionistas acreditarem que ele pode contribuir para o negócio.”

Com isso, a XP acredita que o foco do mercado pode finalmente se voltar aos resultados operacionais da Azzas 2154, especialmente conforme as mudanças internas forem gerando frutos. A recomendação da casa para AZZA3 foi mantida em “compra”.

José Chacon
José Chacon

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com passagem pela SpaceMoney. É redator no Guia do Investidor e cobre empresas, economia, investimentos e política.

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com passagem pela SpaceMoney. É redator no Guia do Investidor e cobre empresas, economia, investimentos e política.