Varejo pet

O que está por trás da retomada acelerada da Petz (PETZ3) e seus próximos movimentos

Empresa controla despesas, amplia margens e fortalece vendas em lojas físicas, enquanto aguarda aprovação do Cade para união com concorrente.

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Petz 1
Petz 1
  • Lucro líquido ajustado da Petz sobe 82% no 2º trimestre, com margens e Ebitda em alta.
  • Lojas físicas e marcas próprias puxam crescimento; digital avança em menor ritmo.
  • Empresa aposta em novos negócios e fidelização enquanto aguarda fusão com Cobasi.

A Petz (PETZ3) apresentou no segundo trimestre sinais claros de retomada, com avanço expressivo no lucro e controle de custos, mesmo em um cenário de forte competição no varejo. O resultado positivo ocorre enquanto a companhia aguarda a aprovação do Cade para a fusão com a Cobasi, operação que promete criar um gigante no setor pet.

Segundo a vice-presidente financeira Aline Penna, a estratégia no momento é focar no que está sob controle da gestão: eficiência operacional, despesas equilibradas e expansão das vendas, especialmente no canal físico, que segue com margens superiores às do digital.

Resultados e eficiência operacional

As receitas brutas cresceram 8,6% na comparação anual, totalizando R$ 1,065 bilhão, enquanto as vendas em mesmas lojas subiram 5,5%, acima da inflação. O lucro líquido ajustado disparou 82%, para R$ 18,47 milhões, revertendo o desempenho negativo de períodos anteriores.

O Ebitda ajustado aumentou 39,5%, para R$ 83,56 milhões, e a margem subiu de 6,1% para 7,8%. O ganho veio principalmente do controle de despesas gerais e administrativas, que se mantiveram praticamente estáveis. A empresa reforçou ações para tornar a operação mais enxuta, reduzindo gastos com pessoal, logística, marketing e energia.

Penna destacou que a disciplina de custos se intensificou após ajustes no centro de distribuição, que haviam elevado os estoques acima do necessário no início de 2025. Desde então, a gestão adotou uma agenda de racionalização sem comprometer a qualidade do serviço.

Força das lojas físicas e expansão seletiva

O canal físico, que entrega margens mais altas, cresceu 11,8% na receita. Já o digital avançou 4,5%, representando um reforço menor para as margens. A empresa também intensificou iniciativas de gamificação entre lojas para estimular desempenho e vendas, com metas de uso de Pix e de produtos de marca própria.

Assim, apesar de ter aberto apenas uma unidade no semestre, a Petz mantém 262 lojas, sendo 132 inauguradas desde 2021. O foco é maturar pontos existentes, que aumentam gradualmente sua rentabilidade até atingir pleno potencial.

Desse modo, as vendas de marcas próprias cresceram 43% no trimestre, passando a representar 13% do faturamento, com destaque para coleiras e tapetes higiênicos, que chegam a ter quase 90% de participação nessa linha.

Novos negócios e fidelização

A Petz avança com seu plano de saúde Seres Saúde, que lançou inicialmente em cinco lojas e agora oferecerá digitalmente em São Paulo e Campinas. O serviço, com mensalidades entre R$ 200 e R$ 300, foca em prevenção e cuidados recorrentes, como consultas e vacinas.

Além disso, o programa de fidelidade Clubz, voltado a serviços e descontos em clínicas veterinárias, também ganhou força, dobrando o número de assinantes em um mês após ser disponibilizado nas lojas físicas.

Portanto, essas frentes visam aumentar a recorrência e o share of wallet, reforçando o relacionamento com clientes e criando barreiras contra a concorrência dos marketplaces.

Perspectivas e fusão com a Cobasi

A fusão anunciada em abril de 2024 segue em análise no Cade, após recurso de uma concorrente. A expectativa é que a decisão saia até o fim deste ano. Enquanto isso, a Petz mantém o foco em ganhos de eficiência e na consolidação de sua base de lojas.

Ademais, a empresa também antecipou R$ 130 milhões em dividendos no fim de 2024 relacionados à operação de fusão, mantendo a alavancagem sob controle. As ações sobem 6% no acumulado de 2025 e quase 15% em 12 meses.

Por fim, para Penna, a combinação de disciplina de custos e expansão seletiva garante que a Petz esteja preparada para capturar sinergias quando a fusão for aprovada, mantendo um ritmo saudável de crescimento.

Luiz Fernando

Licenciado em Letras e Graduando em Jornalismo pela UFOP; Atua como redator realizando a cobertura sobre política, economia, empresas e investimentos.

Licenciado em Letras e Graduando em Jornalismo pela UFOP; Atua como redator realizando a cobertura sobre política, economia, empresas e investimentos.