Operacional

Petrobras (PETR4) amplia produção de diesel S-10, com operações antecipadas na Replan

Com a nova unidade em funcionamento, a refinaria passa a produzir até 63 mil barris por dia

Apoio

Crédito: Depositphotos
Crédito: Depositphotos

A Petrobras (PETR3)(PETR4) anunciou nesta quarta-feira (28) o início das operações de uma nova Unidade de Hidrotratamento de Diesel (HDT-D) na Refinaria de Paulínia (Replan), em São Paulo.

A novidade vem com três meses de antecedência em relação ao cronograma inicial e dentro do orçamento previamente aprovado, sinalizando avanço na estratégia de modernização e eficiência da estatal.

Com a nova unidade em funcionamento, a Replan passa a produzir até 63 mil barris por dia (bpd) de diesel S-10 — combustível com teor de enxofre 50 vezes menor que o do diesel S-500 — e até 21 mil bpd de querosene de aviação (QAV).

A nova unidade integra o plano estratégico da Petrobras de investir US$ 15,2 bilhões em refino nos próximos cinco anos, com o objetivo de aumentar a capacidade de processamento, elevar o nível de qualidade dos combustíveis e posicionar suas refinarias entre as mais eficientes do mundo.

Transição energética na Petrobras

A entrada em operação da HDT-D marca um passo importante rumo ao phase out do diesel S-500, tornando a Replan apta a converter totalmente sua produção para o diesel S-10, mais limpo e eficiente.

Segundo a Petrobras, essa transição contribuirá significativamente para a redução das emissões de enxofre (SOx) no meio ambiente, além de melhorar a eficiência energética da planta, alinhando-se às metas de sustentabilidade e descarbonização da companhia.

“Estamos promovendo uma verdadeira transformação nas nossas refinarias, com foco em segurança, eficiência e responsabilidade ambiental”, destacou a estatal.

Replan: gigante da refinação nacional

Inaugurada em 1972, a Replan é a maior refinaria do Brasil, com capacidade de processamento de 434 mil barris por dia.

A unidade responde sozinha por 24% do mercado nacional de diesel e, em 2024, foi reconhecida como a “Refinaria do Ano” pela World Refining Association, reforçando sua relevância no setor global de refino.

Além de diesel e querosene, a Replan também produz gasolina, GLP, asfaltos, propeno e outros derivados de petróleo.

José Chacon
José Chacon

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com passagem pela SpaceMoney. É redator no Guia do Investidor e cobre empresas, economia, investimentos e política.

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com passagem pela SpaceMoney. É redator no Guia do Investidor e cobre empresas, economia, investimentos e política.