Nova funcionalidade

Pix automático é seguro? Veja como funciona

Novidade estará disponível para o público a partir do dia 16 de junho e, segundo o BC, deve substituir gradualmente o tradicional débito automático

Apoio

pix 0411202555
pix 0411202555

O Banco Central (BC) anunciou nesta quarta-feira (4) o lançamento do PIX Automático, uma nova funcionalidade que promete transformar a forma como os brasileiros pagam contas recorrentes — como energia, água, mensalidades escolares, assinaturas e taxas de condomínio.

A novidade estará disponível para o público a partir do dia 16 de junho e, segundo o BC, deve substituir gradualmente o tradicional débito automático, trazendo mais liberdade, controle e agilidade para o dia a dia dos usuários.

Com o PIX Automático, o cliente autoriza a cobrança uma única vez, e os pagamentos recorrentes são realizados automaticamente — sem a necessidade de repetir o processo a cada vencimento”, afirmou o Banco Central em nota.

Confira a seguir como vai funcionar:

Como vai funcionar?

Empresas como escolas, academias, plataformas de streaming e serviços de utilidade pública poderão solicitar aos clientes uma autorização para o uso do PIX Automático.

Essa autorização aparecerá diretamente no app do banco do pagador, que poderá aceitá-la ou não.

Se aceitar, o cliente ainda poderá definir limites de valor, frequência de cobrança (mensal, semanal, trimestral ou anual) e até se o sistema poderá ou não usar o cheque especial em caso de saldo insuficiente.

Após a autorização:

  • A empresa envia a cobrança ao banco;
  • O pagamento é agendado;
  • O cliente é notificado e pode acompanhar tudo em tempo real;
  • No vencimento, o valor é debitado automaticamente.

A solicitação de autorização também poderá ser feita via QR Code, site ou app da empresa, levando o usuário diretamente para o app do banco para confirmação.

Vantagens para todos os lados

Segundo o BC, o PIX Automático foi desenhado para trazer mais praticidade e reduzir a inadimplência, tanto para consumidores quanto para empresas.

Pequenos negócios, como escolas de bairro ou academias locais, agora terão acesso a uma ferramenta de cobrança automática sem depender de convênios com bancos específicos.

“Diferente do débito automático, o PIX Automático é gerenciado inteiramente pelo cliente, dentro do app do seu banco — inclusive para cancelamentos e alterações”, destaca o Banco Central.

Além disso:

  • Funciona todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados;
  • Gratuito para pessoas físicas;
  • Possui os mesmos padrões de segurança do PIX tradicional, incluindo autenticação e rastreabilidade;
  • As empresas podem ser tarifadas, dependendo da política de cada banco.

Posso cancelar quando quiser?

Sim. O cliente poderá cancelar ou alterar a autorização do PIX Automático a qualquer momento pelo próprio aplicativo do seu banco, sem precisar falar com a empresa.

José Chacon
José Chacon

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com passagem pela SpaceMoney. É redator no Guia do Investidor e cobre empresas, economia, investimentos e política.

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com passagem pela SpaceMoney. É redator no Guia do Investidor e cobre empresas, economia, investimentos e política.