
A São Martinho (SMTO3) anunciou nesta terça-feira (15), a aquisição de parte dos ativos biológicos e direitos relacionados à Usina Santa Elisa, que pertenciam à Raízen (RAIZ4).
A transação envolve a incorporação de aproximadamente 10.600 hectares de canaviais, com predominância de cana própria (cerca de 80%) e o restante oriundo de contratos com fornecedores.
As áreas estão localizadas em um raio médio de apenas 25 km da Unidade São Martinho, em Pradópolis (SP), o que permite ganhos imediatos de sinergia e menor custo logístico.
Mais produção
Com potencial de produção estimado em 600 mil toneladas de cana na safra 2026/27 e 800 mil toneladas a partir de 2028/29, a aquisição reforça o abastecimento da usina sem a necessidade de novos investimentos industriais ou agrícolas.
A capacidade atual da planta é de 50 mil toneladas de moagem por dia, o que torna a integração da nova produção totalmente viável dentro da estrutura existente.
O valor da operação é de até R$ 242 milhões, sujeito a ajustes até o fechamento, e será pago pela São Martinho sem aportes adicionais em estrutura — apenas os custos variáveis habituais para administração e operação das novas áreas.
Como parte da estrutura da transação, a Raízen irá integralizar os canaviais em uma nova sociedade (“Newco”), que será adquirida pela São Martinho.
O negócio ainda depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e do cumprimento das condições contratuais previstas.