Guia do Investidor
Emprestimo
Colunistas

Meu empréstimo não foi aprovado, e agora?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Se você quer negociar dívidas porque teve um empréstimo negado, nós sabemos o que você está passando. A maioria dos brasileiros, atualmente, está endividado.

Mas há uma forma de contornar essa situação. E muitas empresas, inclusive, já oferecem empréstimos para negativados.

Por isso, fizemos esse artigo para mostrar a você como pode agir nessa hora e quais são as opções viáveis para organizar e solucionar a sua vida financeira.

Entender por que o empréstimo não foi aprovado

Se você teve um empréstimo negado, o primeiro passo é entender o que aconteceu para o banco ou instituição financeira em questão rejeitar o seu pedido.

Isso pode acontecer por diversas razões e vamos explicar um pouquinho cada uma delas e como você pode solucionar o problema.

Análise de crédito

Primeiramente, o seu perfil pode ter sido rejeitado na análise de crédito da empresa.

Nenhum banco quer conceder empréstimo se ele considerar que existe uma chance razoável de a pessoa não pagar aquele dinheiro. Por isso, se você estiver desempregado ou contar com um valor muito baixo no banco, por exemplo, pode ter esse pedido negado.

Leia mais  O “Guru financeiro”, "Primo Rico" tem dívida milionária

E outros fatores também interferem nessa análise, como o seu histórico de bom pagador, por exemplo.

Pessoas que costumam se endividar, geralmente, não conseguem ter empréstimos liberados pelos bancos. Ou, quando eles aceitam, os valores concedidos são muito baixos.

Problemas na documentação

Talvez o seu pedido tenha sido negado simplesmente porque você teve um problema com a sua documentação.

Quando você faz um empréstimo, precisa apresentar documentos. E, se eles não estiverem em conformidade, o seu pedido pode ser negado.

Se acontecer apenas uma confusão de documentos, você pode até solucionar o problema facilmente.

Por isso, sempre recomendamos que você verifique tudo que está enviando para a instituição financeira, a fim de evitar esses erros básicos.

Score

Por fim, o seu pedido pode ser negado por você ter um score baixo.

Muitas pessoas até já ouviram falar do score de crédito, mas não sabem exatamente o que ele é.

Isso é uma pontuação que mostra para o banco o quanto vale a pena para ele emprestar dinheiro.

Negativados, por exemplo, têm um score bem baixo, assim como desempregados ou pessoas que já tiveram problemas para pagar suas dívidas.

Se você tiver um score mediano, o banco até pode te conceder crédito, mas provavelmente, o valor liberado não será tão alto.

Ou seja, essa pontuação é feita dependendo de vários fatores que influenciaram a sua vida até hoje em questões financeiras.

Leia mais  Índice Global de Inclusão Financeira criado pela Principal coloca o Brasil nas últimas posições

Mas você sempre pode negociar com a instituição financeira, apresentando argumentos coerentes que a façam mudar de ideia.

Como resolver meu problema?

Depois de identificar o problema é o momento de solucioná-lo, por isso agora vamos mostrar o que você pode fazer para contornar a situação e ter seu empréstimo aprovado.

Limpar seu nome

Primeiramente, você pode procurar limpar o seu nome. Sabemos que isso é difícil, principalmente se você tiver uma dívida acumulada alta. Mesmo assim, saiba que é possível negociar dívidas e a maioria das instituições financeiras estão abertas a isso, principalmente se você tiver uma proposta coerente e que faça sentido para elas.

Mas antes de fazer essa proposta, faça uma análise da sua situação financeira e tenha a certeza de quando você pode pagar os valores mensais.

Assim, você cumpre com a sua parte e ainda ganha mais confiança do banco. Dessa forma, pode, futuramente, fazer um novo empréstimo.

Apostar em um tipo de empréstimo com mais segurança

Outra opção que evita empréstimo negado é procurar uma alternativa mais segura para o banco. Diante disso, nós recomendamos um empréstimo com garantia.

Essa é aquela modalidade em que você coloca um bem, como um carro, uma casa ou até um celular, como garantia de que vai pagar aquele empréstimo. Dessa forma, se você não arcar com as mensalidades, a instituição financeira pode ficar com aquele bem.

O empréstimo com garantia de veículo, por exemplo, representa riscos bem mais baixos para os bancos. E aumenta a probabilidade de ele aceitar esse tipo de negócio. Além disso, as taxas de juros cobradas costumam ser bem menores, o que pode ser muito interessante para você, que ainda pode contar com prazos maiores de pagamento.

Leia mais  Saiba como conferir quais empresas consultaram o seu CPF

Mas lembre-se de que você está colocando um bem como garantia. Então tenha a certeza de que conseguirá pagar aquele valor mensal para não acabar perdendo uma casa, por exemplo.

Se meu pedido de empréstimo for negado, posso tentar novamente?

Se o seu pedido de empréstimo for negado, você pode sim tentar novamente. Nesse caso, a nossa primeira recomendação é tentar solucionar o problema que fez o pedido ser negado.

Ou seja, se tiver um problema de documentação, por exemplo, organize esse ponto antes de solicitar novamente o crédito ao banco.

Outra alternativa é solicitar um empréstimo com outra instituição financeira diferente da sua inicial. De qualquer forma, para isso, já procure resolver o seu problema, como negociar dívidas, por exemplo. Tudo isso para que exista uma chance maior de esse novo banco aceitar o seu pedido de empréstimo.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Conselho da Localiza (RENT3) aprova empréstimo de até US$ 300 mi

Paola Rocha Schwartz

Nubank permite antecipação do Saque-Aniversário do FGTS

Rodrigo Mahbub Santana

Governo lança programa de crédito a empresas

Rodrigo Mahbub Santana

Voitto é bom e confiável? É reconhecido pelo MEC?

Arthur Piassetta

Empresta é confiável? É seguro fazer empréstimo?

Arthur Piassetta

Psicologia financeira: descubra o que é e como impacta a sua vida

Guia do Investidor

Deixe seu comentário