Continua após o anúncio
- Nesta segunda-feira (05), os preços futuros do minério de ferro atingiram o maior nível em duas semanas. Isto, impulsionados por uma perspectiva econômica mais favorável na China
- A alta foi estimulada por dados positivos do setor de serviços
- Além das expectativas de estímulo contínuo no principal consumidor global de minério
Nesta segunda-feira (05), os preços futuros do minério de ferro atingiram o maior nível em duas semanas. Isto, impulsionados por uma perspectiva econômica mais favorável na China. A alta foi estimulada por dados positivos do setor de serviços. Além das expectativas de estímulo contínuo no principal consumidor global de minério.
O contrato de setembro do minério de ferro na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) fechou o dia com uma valorização de 1,97%, cotado a 776,5 iuanes (108,69 dólares) por tonelada. Durante a sessão, o contrato chegou a uma “alta intradiária” de 788,5 iuanes. Isto, o maior valor desde 22 de julho. Da mesma forma, o contrato de referência para setembro na Bolsa de Cingapura subiu 0,76%, para 104,6 dólares por tonelada, o nível mais alto desde 22 de julho.
O crescimento da atividade de serviços na China acelerou em julho, marcando o 19º mês consecutivo de expansão. Dessa forma, conforme indicou uma pesquisa do setor privado divulgada hoje. O índice PMI composto da Caixin/S&P, que engloba os setores de serviços e industrial, registrou uma leve diminuição em relação a junho, mas ainda se manteve em território de expansão. Além disso, o nível de emprego cresceu no ritmo mais rápido dos últimos 11 meses, reforçando as expectativas de uma recuperação econômica robusta.
Enquanto isso, o Conselho de Estado da China publicou no sábado um comunicado para promover o “desenvolvimento de alta qualidade do consumo de serviços”.
Estimular o consumo
O documento destacou medidas para estimular o consumo na China, incluindo melhorias na qualidade dos produtos e serviços, e suporte financeiro como deduções fiscais e apoio ao crédito. Dada a demanda doméstica fraca, analistas do ING aguardam medidas mais amplas, como cupons de consumo, embora vejam essas políticas como um avanço positivo.
O mercado siderúrgico deve se recuperar esta semana, impulsionado pelos esforços de estímulo e pelo aumento da confiança do mercado. Com a expectativa de uma recuperação na demanda por materiais de construção, conforme o Hexun Futures.
China lidera vendas de carros no Brasil
No primeiro semestre de 2024, a China conquistou a liderança nas vendas de carros para o Brasil.
Em informações divulgadas, foi anunciado que no primeiro semestre de 2024, a China conquistou a liderança nas vendas de carros para o Brasil, com 129.933 veículos comercializados entre janeiro e junho, registrando um aumento de 717% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Em análise feita pelo Poder360 com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), o volume representa 57,5% do total de automóveis de passageiros importados pelo Brasil no período e supera em mais de três vezes (212,1%) as vendas dos carros argentinos, que somaram 41.628 unidades.
Segundo informações, a China superou a Argentina, que até então era o principal fornecedor de veículos para o Brasil. No primeiro semestre de 2023, o Brasil havia importado 15.894 carros da China e 56.988 da Argentina.
A China arrecadou US$ 1,2 bilhão com a venda de carros elétricos ao Brasil em 2024, o que corresponde a 97,8% de todas as vendas desse tipo realizadas pelo país asiático para o Brasil ao longo de sua história.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.