Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Crise: Pedidos de seguro-desemprego no Brasil batem maior nível desde 2016

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Pedidos de seguro-desemprego aumentam 5,7% no 1º trimestre de 2023, atingindo o maior patamar em 7 anos.

Os pedidos de seguro-desemprego no Brasil aumentaram significativamente no primeiro trimestre de 2023, atingindo o maior nível desde 2016.

Segundo o Ministério do Trabalho, foram registrados 1,8 milhão de pedidos de janeiro a março, uma alta de 5,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. O aumento coincide com a elevação da taxa de desemprego no país e a desaceleração da economia global.

Março registrou o maior número de solicitações no trimestre, totalizando 683.218 pedidos. Apesar disso, o país abriu 195.171 vagas de trabalho com carteira assinada em março, marcando o terceiro mês consecutivo de saldo positivo.

Desaceleração econômica e aumento do desemprego impulsionam pedidos de seguro-desemprego no Brasil

A economia brasileira tem mostrado sinais de desaceleração, e um dos reflexos disso é o aumento dos pedidos de seguro-desemprego. Nos primeiros três meses de 2023, os pedidos atingiram o maior nível para o trimestre desde 2016. Segundo o Ministério do Trabalho, foram registrados 1,8 milhão de requerimentos, representando um aumento de 5,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Leia mais  URGENTE: 123Milhas pede recuperação judicial após suspender viagens

Essa alta coincide com o aumento da taxa de desemprego no Brasil, que subiu 0,9 ponto percentual e atingiu 8,8% no primeiro trimestre de 2023. Segundo o IBGE, 9,4 milhões de profissionais ainda estão fora da força de trabalho.

Contudo, o país tem registrado um saldo positivo na criação de vagas formais de trabalho. O Caged apontou a abertura de 195.171 vagas com carteira assinada em março, o terceiro mês consecutivo de saldo positivo.

O economista Fernando de Holanda Barbosa Filho, da FGV Ibre, explicou que o aumento no número de pedidos de seguro-desemprego se deve tanto à desaceleração da economia quanto ao aumento do número de pessoas elegíveis ao benefício, reflexo da maior formalização ocorrida nos últimos anos.

A tendência, segundo ele, é que os pedidos de seguro-desemprego continuem a aumentar, dado o crescimento do setor formal de trabalho nos últimos anos e a atual desaceleração da economia.


Leia mais  IBGE estima safra recorde de 261,9 milhões de toneladas em 2022

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Dados finais de fluxo cambial de janeiro: fluxo total ficou positivo em US$ 4,169 bilhões
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Dólar cai para R$ 5,11 com dados de inflação no Brasil e nos EUA

Agência Brasil

Preço do GNV segue em alta na Região Sudeste em abril

Fernando Américo

Teremos déficit esse ano e nos próximos

Fernando Américo

Governo argentino corta tarifas para impulsionar indústria automotiva

Rodrigo Mahbub Santana

GWM divulga lançamento de carro a hidrogênio no Brasil em 2025

Márcia Alves

Prévia da inflação oficial recua para 0,21% em abril

Agência Brasil

Deixe seu comentário