Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Mulheres representam 69% dos cargos de liderança comunicacional

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Segundo a Aberje, no topo da chefia corporativa estão mulheres, brancas e formadas em jornalismo.

As mulheres ocupam 69% dos cargos de liderança na comunicação corporativa brasileira, e 45% em cargos de direção ou vice-presidência. As informações foram divulgadas pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), com base na pesquisa Perfil da Liderança de Comunicação Empresarial.

Para realizar o levantamento, foram entrevistadas 578 pessoas de 20 estados, onde 78% são funcionários de instituições privadas. Dentro da porcentagem, 41% correspondem a multinacionais e 37% a companhias nacionais, nos quais 27% pertencem a agências de comunicação.

Desta forma, 398 são mulheres, em que 64% foram contratadas pelo Regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Portanto, apenas 11% sob regime societário. Além disso, a maior parcela dos consultados habita em São Paulo (57%).

Perfil

Em referência ao salário, 59% dos entrevistados relataram ganhar entre R$ 7 mil a R$ 20 mil. Por outro lado, com relação ao cargo, 71% são gerentes que recebem cerca de R$ 10 mil a R$ 30 mil. O melhor valor é para os diretores (71%), onde o número gira em torno de R$ 15 mil.

Leia mais  Varejo do estado de São Paulo registra alta de 1% em setembro, aponta Índice Stone Varejo

Quanto à distribuição de salário para homens e mulheres, Carlos Ramello, coordenador da pesquisa afirma que, na experiência, não existe diferenciação entre ambos.

Para Ramello, “estão dentro das mesmas faixas”.

Em contrapartida, 81% são brancos, 14% pardos, 5% negros e 2% amarelos. Enquanto isso, 93% se declaram heterossexuais, 5% homossexuais e 2% bissexuais. Neste quadro, somente 1% dos entrevistados apresentam alguma deficiência.

Conforme Ramello, “isso mostra que não há diversidade entre cargos de liderança”.

Por fim, considerando a escolaridade dos entrevistados, no topo estão os formados em jornalismo (40%). Em seguida, estão os graduados em comunicação (19%), e em terceiro, estão aqueles formados em relações públicas (16%).


Leia mais  Empresas fora do eixo Rio-SP impulsionam crescimento econômico
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Paradoxo da diversidade: líderes que promovem iniciativas para grupos com os quais se identificam podem sofrer discriminação 

Guia do Investidor

Líder do PT pagava R$ 70 mil por semana ao PCC, diz Estadão

Guia do Investidor

Comércio paulista registra queda 35% na geração de empregos

Guia do Investidor

Feriado em SP: Bolsa de valores irá operar?

Lara Donnola

IPVA 2024 São Paulo: Veja calendário de pagamento

Guia do Investidor

Empresas estão preocupadas com imagem de suas lideranças

Autor Convidado

1 comentário

Azul propõe compra de operações relativas à Avianca - Guia do Investidor 12/03/2019 at 20:47

[…] doméstico, e com isso, será a segunda maior empresa do Brasil, perdendo apenas para a Tam (TAMM4). Por consequência, após a declaração, as ações da companhia avançaram 6,45 pontos na […]

Responder

Deixe seu comentário