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A Multiplan (MULT3), uma das principais empresas do setor de shoppings centers no Brasil, divulgou seus resultados referentes ao segundo trimestre de 2023, apresentando um desempenho sólido e expressivo crescimento em seus indicadores operacionais. O lucro líquido atingiu R$ 247,2 milhões, representando um aumento significativo de 43,3% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando registrou R$ 172,6 milhões.
Segundo a empresa, o resultado foi influenciado positivamente pelo crescimento do Ebitda e pela redução de 34,0% nas despesas de depreciação e amortização, decorrente do término da depreciação de instalações, máquinas e equipamentos em três shoppings inaugurados em 2012.
O Ebitda ajustado, que mede o lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações, registrou alta anual de 29,6%, atingindo o valor de R$ 384,7 milhões. Essa elevação levou a uma margem Ebitda ajustada de 49,2%, uma melhora de 9,7 pontos percentuais em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.
O desempenho positivo da Multiplan foi impulsionado pelo crescimento de dois dígitos na receita líquida, juntamente com a redução das despesas de propriedades e sede. A receita líquida totalizou R$ 502,3 milhões no segundo trimestre de 2023, apresentando um crescimento de 15,1% em comparação com o mesmo período de 2022.
Os indicadores de vendas e aluguel nas mesmas lojas (SSS e SSR, respectivamente) também apresentaram um desempenho positivo no segundo trimestre de 2023. As vendas nas mesmas lojas cresceram 5,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, com quatro segmentos registrando crescimento ano contra ano. Já o aluguel nas mesmas lojas teve um aumento de 9,4% em relação ao segundo trimestre de 2022, com um efeito positivo do reajuste do IGP-DI de 5,6%, indicando um crescimento real de 3,6% no SSR.
A receita operacional líquida (NOI) alcançou a cifra de R$ 419,8 milhões no segundo trimestre de 2023, apresentando um crescimento de 13,8% em relação ao mesmo período de 2022. A margem NOI foi de 88,7% no 2T23, uma alta de 2,5 pontos percentuais em comparação com a margem do 2T22.
Outro aspecto importante a ser destacado é a redução da dívida líquida da companhia, que atingiu o valor de R$ 2 bilhões em 30 de junho de 2023, representando uma diminuição de 3,3% em relação a março de 2023. O indicador de alavancagem financeira, medido pela dívida líquida/Ebitda ajustado, também apresentou uma queda significativa, ficando em 1,40 vez em junho de 2023, uma redução de 0,23 vezes em relação a dezembro de 2022.
Esses resultados destacam a capacidade da Multiplan em aproveitar oportunidades e enfrentar desafios, demonstrando sua solidez financeira e eficiência operacional no setor de shoppings centers. A empresa se mostra resiliente e bem posicionada para aproveitar a retomada da economia e o aumento da atividade no varejo, o que pode ser um fator de interesse para investidores no mercado financeiro.
Confira os Indicadores Operacionais:
Indicador | 2T23 (R$ milhões) | Variação Anual (%) |
---|---|---|
Lucro Líquido | 247,2 | +43,3 |
Ebitda Ajustado | 384,7 | +29,6 |
Margem Ebitda Ajustada | 49,2% | +9,7 p.p. |
Receita Líquida | 502,3 | +15,1 |
Vendas nas Mesmas Lojas (SSS) | +5,2% | |
Aluguel nas Mesmas Lojas (SSR) | +9,4% | +3,6% |
Receita Operacional Líquida (NOI) | 419,8 | +13,8 |
Margem NOI | 88,7% | +2,5 p.p. |
Dívida Líquida | 2.000 | -3,3% |
Alavancagem Financeira (Dívida Líquida / Ebitda Ajustado) | 1,40 |
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