Nesse início de 2020 muitos analistas acreditam que a renda fixa perderá força frente as outras modalidades de investimento. Dessa forma, o mercado de renda variável e os fundos imobiliários poderão crescer bastante.
Assim, os investidores deverão ficar atentos a essa mudança para que eles não percam as oportunidades que surgirem. Então vamos saber mais sobre o assunto e verificar a tendência de crescimento no setor.
Fundos imobiliários serão destaque em 2020?
De acordo com o Banco Inter (BIDI3, BIDI4, BIDI11) o desempenho dos fundos imobiliários foi muito bom em 2019. Desse modo, a recuperação da economia e os cortes da Selic chegando aos 4,5% ajudaram nesse crescimento.
Assim, foram gerados uma maior captação dos recursos em investimentos e a média dos eu desempenho alcançou os 27%. Então, vamos verificar alguns números a respeito dessa modalidade de investimento:
- FIIs tiveram rendimento de 9,6% em novembro de 2019
- O CDI rendeu 5,5% nesse mesmo período
- 10% ao ano em retorno acumulado (6 anos)
- 25% nos FIIs de aluguel
- 13,7% de retorno médio anual no período de 6 anos
Conforme podemos perceber os resultados demonstram a força do setor e sua forte valorização em 2019. Nesse sentido, em 2020 os fundos imobiliários continuam atrativos com um patamar dos dividendos fixado em 5% e 5,5%.
Além disso, o CDI deverá continuar em 4,5% e isso mantém uma boa projeção para o ano de 2020. Sem dúvida, os R$ 33 bilhões em emissões novas no setor geraram um recorde nessa modalidade de investimento.
Enquanto que o número de ofertas chegou na casa dos 100% e isso ocorreu devido a diversificação feita pelos investidores. O Banco Inter (BIDI3, BIDI4, BIDI11) e seus FIIs conseguiram obter R$ 300 milhões.
Portanto, com o cenário de queda de juros, os investidores poderão diversificar sua carteira com os fundos imobiliários. Dessa forma, a modalidade poderá crescer bastante em 2020 dependendo do andamento do mercado fazendo 2020 ser o ano dos fundos imobiliários.