2025 é o ano que os investidores deveriam escolher ações de tecnologia?

Free B3 23

O setor de tecnologia vem sendo um dos principais motores para inovação e crescimento econômico no mundo hoje.

No ano passado, a capitalização deste mercado ultrapassou USD 1,5 trilhão, com crescimento anual de 7,11% até 2034. Neste contexto, o Brasil se destaca em nível regional e global.

Atualmente, o Brasil é líder latino-americano de TI e Top 10 no ranking internacional, deixando para trás nomes como Itália e Coreia do Sul. Confira outros dados deste crescimento:

  • Aumento de 22% dos serviços de tecnologia
  • Aumento de 30% dos investimentos em softwares
  • 1,6% dos investimentos globais em tecnologia vem para cá

Tecnologias como inteligência artificial, cibersegurança e cloud computing estão em alta no país, devido à crescente demanda de setores privados e públicos. Segundo dados recentes, 80% das empresas brasileiras devem investir em IA nos próximos 12 meses, por exemplo.

Programas governamentais investiram R$ 186 bilhões no setor, somente no ano passado, a fim de impulsionar a transformação digital de 25% das empresas brasileiras até o ano que vem.

Até 2033, 50% das empresas do país devem se beneficiar da transformação. Entenda porque a tecnologia está em alta no Brasil.

Sociedade Digitalizada

O mundo digital já faz parte da vida da maioria dos brasileiros. Cerca de 84% da população possui acesso à internet e já há mais smartphones do que habitantes no país. Softwares de cibersegurança, como programa VPN e antivírus são usados por boa parte da população conectada.

Com isso, o Brasil se torna um mercado tentador para investidores em tecnologia, já que o mercado potencial é enorme. No ano passado, o volume de ativos de tecnologia na B3 ultrapassou os R$ 98 bilhões. O alto volume reflete o crescente interesse dos investidores e a demanda do setor.

Dentre as empresas campeãs em volume de transação, destacam-se as brasileiras Totvs, com seus ativos de inteligência artificial, junto de pesos-pesados no setor, como Nvidia e LWSA, por exemplo. Outras três empresas brasileiras aparecem no ranking Top 10 da B3:

  • Intelbras
  • Positivo Tecnologia
  • Méliuz AS

Posição Estratégica

A corrida global por produtos de alta tecnologia, somada às dificuldades impostas pelo período da pandemia, levaram a uma escassez de componentes essenciais, como chips semicondutores.

No entanto, a mesma escassez virou oportunidade para empresas brasileiras que fornecem estes componentes, que acabaram por escalar sua produção.

Tais empresas também recebem apoio governamental, já que a produção local destes componentes não apenas gera empregos, mas também atrai novos investimentos.

Além disso, produzir componentes de alta tecnologia localmente tem importância estratégica. Em 2021, quando a escassez de chips semicondutores sacudiu o mundo, o Brasil importava cerca de 90% da sua demanda de consumo.

No entanto, o momento exige cautela dos investidores. Com a elevação da taxa de juros nos Estados Unidos, há uma tendência de fuga de capitais de mercados emergentes como o Brasil. Tal fuga pode impactar diretamente no valor da moeda. bem como dos ativos financeiros do país.

Conclusão

Até aqui, 2025 tem se mostrado um ano promissor para investidores em tecnologia, aqui e lá fora.

A demanda por produtos e serviços tecnológicos deve continuar crescendo, com empresas brasileiras despontando no setor. No entanto, o cenário internacional exige cautela, já que mudanças na política econômica norte-americana podem ter impactos globais.

Guia do Investidor

O portal Guia do Investidor foi criado com o intuito de trazer informação para quem precisa: aqueles que precisam aprender sobre educação financeira, investidores iniciantes, amadores, traders de longa data e todo público voltado para o mercado financeiro. E levando informação, levamos conhecimento, que consequentemente, leva a resultados, ou seja, lucro. E consequentemente, este lucro traz benefícios reais na vida de cada cidadão;

O portal Guia do Investidor foi criado com o intuito de trazer informação para quem precisa: aqueles que precisam aprender sobre educação financeira, investidores iniciantes, amadores, traders de longa data e todo público voltado para o mercado financeiro. E levando informação, levamos conhecimento, que consequentemente, leva a resultados, ou seja, lucro. E consequentemente, este lucro traz benefícios reais na vida de cada cidadão;