Notícias

3G Capital vende toda sua participação na Kraft Heinz

A 3G Capital anunciou hoje a venda de toda sua participação na Kraft Heinz

Imagem/Reprodução
Imagem/Reprodução

A 3G Capital, conglomerado liderado pelos magnatas brasileiros Jorge Paulo Lemann, Carlos Alberto Sicupira e Marcel Telles, anunciou hoje (10), a venda de toda sua participação na Kraft Heinz, gigante global do setor alimentício, em uma parceria estabelecida com o investidor Warren Buffett há quase uma década.

De acordo com informações da rede americana CNBC, a participação da 3G na Kraft Heinz era de 16,1% no último trimestre do ano passado. Esta decisão representa um marco significativo, marcando o fim de uma era para a 3G Capital. Nos últimos anos, sua influência sobre a Kraft Heinz tem declinado gradualmente, evidenciada pela redução no número de assentos ocupados no conselho, que passou de três para nenhum desde julho de 2022.

“A 3G não está envolvida na gestão da Kraft Heinz, nem faz parte do Conselho há vários anos. Eles continuaram a ser investidores e foram tratados como tratamos qualquer investidor. Aprendemos com o registro recente que a 3G saiu totalmente das ações da Kraft Heinz em 2023.”

disse Kraft Heinz em comunicado à CNBC.

Crises e saída de conselheiros

Três membros-chave da 3G, empresa de investimento, estão deixando o conselho da Kraft Heinz, marcando uma mudança significativa na dinâmica da empresa de alimentos e bebidas. Jorge Paulo Lemann, Alexandre Behring e João Castro-Neves, figuras proeminentes na gestão da Kraft Heinz, estão renunciando aos seus cargos no conselho.

Essa saída ocorre em meio a uma redução gradual da participação da 3G na Kraft Heinz desde 2018, sugerindo uma possível mudança na estratégia de investimento da empresa de private equity. A 3G, conhecida por sua abordagem agressiva de otimização de operações e redução de custos, tem enfrentado desafios em relação à sua gestão da Kraft Heinz nos últimos anos.

A decisão de distribuir cerca de 7% das ações da Kraft Heinz aos investidores do fundo da 3G, incluindo supostamente o tenista Roger Federer, também indica uma mudança no posicionamento estratégico da empresa de private equity em relação à sua participação na Kraft Heinz.

A nomeação de Carlos Abrams-Rivera como presidente-executivo da Kraft Heinz em 2023 é outro indicador claro de mudança na liderança da empresa. Abrams-Rivera é notavelmente o primeiro CEO da Kraft Heinz sem ligações diretas com a 3G, sugerindo uma nova direção na estratégia e operações da empresa.

A saída dos principais acionistas da 3G do conselho, juntamente com a nomeação de um novo CEO sem ligações com a empresa de investimento, indica grandes mudanças, de acordo com as informações publicadas pela reportagem da CNBC.