A revolução das criptomoedas está ganhando força na América Latina! Uma pesquisa inédita realizada pela Binance, a maior exchange de criptoativos do mundo, revelou que 95% dos clientes da plataforma na região pretendem investir em criptomoedas em 2025. Os dados foram obtidos em dezembro de 2024 e compartilhados recentemente com o CryptoNews.
O estudo, que é a segunda edição da pesquisa realizada pela Binance, entrevistou mais de 10.000 usuários na Argentina, Brasil, Colômbia e México. A pesquisa investigou as percepções atuais e expectativas desses usuários para o futuro do mercado de criptomoedas.
Além do número impressionante de investidores que planejam entrar no setor, mais da metade dos participantes afirmou que deseja comprar mais criptomoedas no curto prazo, com um horizonte de apenas seis meses. Esses dados indicam um clima de alta no mercado e uma crescente adesão às criptomoedas.
A pesquisa também apontou que 40,1% dos respondentes planejam adquirir criptomoedas nos próximos três meses, enquanto 15,3% pensam em fazê-lo nos próximos seis meses. Por outro lado, apenas 4,9% dos entrevistados afirmaram não ter intenção de comprar mais ativos digitais.
Adoção em alta na região
Os números da Binance ecoam a tendência observada na América Latina, a região que mais cresceu em adoção de criptomoedas em 2024, segundo a Triple-A, com um aumento de 116% na proporção de usuários em relação à população. O Brasil, a Argentina e a Venezuela lideram esse crescimento, com taxas de adoção de 17,5%, 18,9% e 10,3%, respectivamente.
Os resultados da pesquisa foram comentados por Guilherme Nazar, VP regional da Binance, que destacou que a América Latina está em plena expansão no setor cripto. Segundo Nazar, com melhorias na experiência do usuário, ganhos em utilidade para pagamentos e o apoio de regulamentações mais claras, a expectativa é que mais pessoas ingressem no ecossistema e na Binance nos próximos anos.
A Binance, que já registrou um crescimento de 63% em sua base de usuários local em 2024, está aproveitando o bom momento do mercado na região.
Mais da metade dos entrevistados revelou que utiliza criptomoedas há mais de um ano. Ao serem questionados sobre os principais motivos para ingressar no mercado, 19,3% citaram a perspectiva de altos retornos como principal motivação, seguida pela busca por liberdade financeira (14,9%) e proteção do dinheiro (13,6%). Outras razões foram a inovação (12,3%), a diversificação de portfólio (10,8%) e a segurança e privacidade (10,7%).
Ainda, a pesquisa revelou que o investimento em criptomoedas se tornou mais popular não apenas entre investidores de varejo, mas também entre instituições, refletindo avanços regulatórios em mercados cruciais e opções como ETFs.
A expectativa em relação aos preços também é elevada: cerca de 88% dos entrevistados preveem uma valorização moderada a forte ao longo de 2025, enquanto apenas 3,3% possuem uma perspectiva negativa para este ano.